PED – Programa de Estágio Docente

Inscrição para o 1º semestre 2025

PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO PROGRAMA DE ESTÁGIO DOCENTE – PED – FOP/UNICAMP

25/11/2024 a 02/01/2025 – Inscrição dos candidatos ao estágio, que atendam todas exigências pré-estabelecidas no Projeto PED/FOP.

Cada aluno poderá se inscrever em apenas uma disciplina. Não serão aceitas na DAC matrículas (horário e dia da semana) no PED – Graduação, que coincida com disciplinas (horário e dia da semana) na Pós-Graduação. Nesse caso, o PED será cancelado, sem substituição.

IMPORTANTE: A Comissão do PED seleciona os alunos para receber a bolsa com base nos critérios estabelecidos neste documento em Seleção dos estagiários. Além da avaliação pela Comissão do PED da FOP, este projeto também é analisado por uma Comissão da PRPG.

CALENDÁRIO
  • Inscrições – 25/11/2024 a 02/01/2025
  • Avaliação dos Projetos – 03 a 21/01/2025
  • Atuação no sistema por parte do Supervisor – 22 a 29/01/2025
  • Aceite da inscrição por parte do Aluno – 22 a 30/01/2025
  • Aceite do Orientador – 22 a 31/01/2025

Consulte o Projeto PED da FOP aqui.

Os alunos interessados em participar do PED com auxílio financeiro ou voluntariamente, deverão fazer a inscrição no período estabelecido no site da DAC em Estudantes – SIGA (Sistema de Gestão Acadêmica) – PED – Inscrição.

No campo OBSERVAÇÕES acrescentar obrigatoriamente:

  1. Docente Supervisor;
  2. Descrição das atividades que pretende desenvolver.

Somente inscrições com todas as informações no campo das Observações serão aceitas.

  • PED C – Total de 73 cotas distribuídas entre os Programas de PG proporcionalmente ao número de docentes permanentes, podendo haver redistribuição a cada semestre.
    Valor: R$ 936,00

O aluno poderá participar do PED somente sob a supervisão de docente credenciado no Programa o qual o aluno está matriculado.

Não serão aceitas na Diretoria Acadêmica da UNICAMP matrículas (horário e dia da semana) do Estágio Docente na graduação que coincida com disciplinas (horário e dia da semana) na pós-graduação.

Serão consideradas para a inscrição de candidatos todas as disciplinas de graduação obrigatórias aos alunos, sendo que as optativas ao currículo não farão parte do processo de seleção de alunos. As disciplinas poderão ter caráter teórico, teórico/prático e prático. Todas as disciplinas poderão receber candidatos do PED, desde que respeitada a distribuição da carga didática disponível para cada docente.

Alunos com bolsa Capes deverão obrigatoriamente participar do Estágio Docente (Portaria Capes Nº 76 de 14/04/2010, artigo 18) no âmbito deste Programa.

A seleção se baseará nos seguintes critérios:

  • Análise e avaliação da descrição das atividades a serem desenvolvidas pelo aluno;
  • Análise e avaliação do Currículo Lattes-CNPq, considerando os seguintes itens referente aos últimos 2 anos anteriores ao ano de avaliação:
    a) publicação de artigos científicos considerando a sua indexação e ordem de autoria do candidato;
    b) apresentação de trabalhos em congressos nacional e internacional e
    c) Premiação;
  • Coeficiente de Rendimento – CR.

Deverão ser respeitados além dos critérios para o PED os descriminados abaixo:

  • Cada área que compõe a disciplina ministrada na graduação poderá ter no máximo 01 aluno PED com auxílio financeiro por semestre. Em caso de sobra de cota de auxílio financeiro e atendido os critérios específicos, poderá haver mais de 01 aluno PED com auxílio financeiro por área na mesma disciplina;
  • Cada orientador poderá ter no máximo 01 aluno PED com auxílio financeiro por semestre. Em caso de sobra de cota de auxílio financeiro e atendido os critérios anteriores, um orientador poderá ter mais de 01 aluno PED com auxílio financeiro no mesmo semestre;
  • Apenas alunos supervisionados por Docentes Ativos da Unicamp e Credenciados como Permanentes em Programa de PG poderão participar do PED remunerado;
  • Para seleção de discentes com auxílio financeiro do Programa PED, será priorizado os discentes que não apresentarem vencimentos decorrentes de vínculos empregatícios.
  • Em caso de empate será priorizado o(a) estudante que ingressou no Programa em modalidade de ações afirmativas.

As propostas de alunos que excederem as cotas disponíveis poderão ser implementadas como PED voluntário, desde que o aluno manifeste o interesse em desenvolver o estágio sem remuneração.

O supervisor que tiver sua proposta implementada terá como atribuição o acompanhamento do estágio, tanto no que se refere ao cumprimento do plano de trabalho, quanto ao desempenho do estagiário.

A avaliação das atividades dos estagiários será feita pela Comissão Coordenadora do PED, com base no relatório final do estágio e das fichas de avaliação discente. A Comissão do PED deverá emitir um relatório final das atividades do PED naquele semestre e propor ações para aperfeiçoamento do Programa. O relatório final deverá ser feito em formulário específico e padrão.