Coordenador:
Prof. Dr. Lourenço Correr Sobrinho
E-Mail do Coordenador: louren@unicamp.br
O Programa de Pós-Graduação em Materiais Dentários da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – Unicamp (PPG-MD) iniciou suas atividades em 1983 com o Mestrado e em 1991, passou a oferecer o Doutorado. O público-alvo são alunos de mestrado e doutorado interessados em aprofundar o conhecimento sobre materiais odontológicos e os fatores envolvidos no processo ensino/aprendizado. No PPG-MD há quatro linhas de pesquisa (Materiais para base, forradores, fixadores não resinosos e para moldagem; Materiais resinosos, cerâmicos e bioativos de uso odontológico; Metais, ligas metálicas, processo de fundição e soldagem; Resinas acrílicas, compósitos e adesivos de uso odontológico), onde estão distribuídos 16 projetos de pesquisa. O Corpo Docente é composto por 12 docentes permanentes das Áreas de Materiais Dentários, Odontopediatria, Dentística, Prótese e Semiologia, dos quais 67% são bolsistas produtividade em pesquisa do CNPq. O objetivo do Programa é ampliar as bases do conhecimento e as linhas de pesquisas para que os alunos qualifiquem-se como Docentes e Pesquisadores com visão abrangente da Odontologia. O PPG-MD tem buscado cada vez mais a internacionalização, com foco em três aspectos: 1. Intercâmbios com pesquisadores de IESs estrangeiras, que tem qualificado docentes e discentes do Programa, aumentando o impacto das pesquisas e seus produtos. 2. Aumentar a captação de alunos do exterior, principalmente da América Latina. 3. Capacitar os alunos para que estes sejam captados por instituições de ensino de pesquisa no exterior. A excelência dos cursos de Mestrado e Doutorado em Materiais Dentários tem sido reconhecida, e o PPG-MD tem recebido desde 2006 o conceito 6 na avaliação CAPES.
Código Capes
33003033004P-2
Corpo Docente / Discente
LINHAS DE PESQUISA
MATERIAIS PARA BASE, FORRADORES, FIXADORES NÃO RESINOSOS E PARA MOLDAGEM
Esta linha de pesquisa envolve o estudo da influência dos materiais para base, forradores, fixadores não resinosos e para moldagem, quanto aos aspectos da resistência mecânica (tração, cisalhamento e rasgamento), estabilidade dimensional, precisão de reprodução e recuperação elástica, bem como as características e usos desses materiais. Compreende ainda, estudos de compatibilidade biológica com tecidos bucais e propriedades antimicrobianas.
MATERIAIS RESINOSOS, CERÂMICOS E BIOATIVOS DE USO ODONTOLÓGICO
A reconstituição da estrutura dental afetada ou danificada (perdida), bem como a interceptação e prevenção dessas perdas são os propósitos que norteiam as pesquisas desenvolvidas pela área que envolve a ciência dos materiais odontológicos. Considerando o ambiente bucal, são importantes as interações mecânicas, químicas e biológicas entre os materiais de uso odontológico e os processos (mecânicos, biológicos e químicos) que ocorrem durante a mastigação e ingestão de alimentos e a formação de biofilme. Dessa forma, estudos dessas interações biodinâmicas que ocorrem na cavidade bucal são relevantes para a Odontologia. Esta linha de pesquisa tem como objetivo estudar os materiais resinosos, cerâmicos e bioativos de uso odontológico, em relação à: 1- reações químicas, propriedades físico-químicas e estruturais e de superfície de materiais odontológicos e estrutura dental; 2- características estruturais (macro, micro e nano) dos substratos para união (biológicos ou não); 3- resistência da união entre materiais-estrutura dental e/ou material-material; 4- desempenho in vitro, in situ e in vivo de materiais, bem como estudos clínicos randomizados, de coorte e baseados na prática clínica; 5- Caracterização de substratos para união de materiais; 6- Acabamento e polimento de materiais; 6- Desgaste (ablação, abrasão, atrição); e 7- Processos, técnicas e métodos de polimerização e estudos envolvendo fontes de luz. De forma abrangente a linha de pesquisa engloba o estudo, aplicação e desenvolvimento de técnicas de manipulação para o uso de materiais, assim como a melhora ou desenvolvimento de novos materiais com propriedades bioativas, resinosos ou não, voltadas para as interações físico-químicas e biológicas decorrentes do ambiente bucal. Os materiais são avaliados por meio de diversos ensaios laboratoriais (de estabilidade dimensional e de cor) e estudos da influência da composição sobre as propriedades físico-químicas , assim como a degradação das restaurações em processos estáticos e dinâmicos (in vitro, in situ e in vivo) e consequente longevidade. Além disso, estudos envolvendo materiais resinosos quanto a polimerização e situações decorrentes deste processo, bem como das fontes de luz são abordados (desenvolvidos). Esta linha de pesquisa objetiva ainda o estudo dos procedimentos para acabamento e polimento dos materiais, considerando que são etapas importantes na obtenção de estruturas restauradoras bem sucedidas clinicamente e o desgaste inerente dessas superfícies por processos físicos, químicos ou biológicos.
METAIS, LIGAS METÁLICAS, PROCESSO DE FUNDIÇÃO E SOLDAGEM
Esta linha de pesquisa envolve o estudo das características metalúrgicas dos metais e ligas odontológicas, técnicas para obtenção, análise e comportamento das peças obtidas por diferentes máquinas para fundição. Objetiva-se também a análise da estrutura soldada em ligas metálicas utilizadas em próteses odontológicas. Além disso, engloba o estudo dos materiais metálicos relacionados aos aspectos estruturais, mecânicos, químicos e os atributos biológicos destes.
RESINAS ACRÍLICAS, COMPÓSITOS E ADESIVOS DE USO ODONTOLÓGICO
O objetivo dessa linha é estudar a composição, estrutura e propriedades químicas e físicas. Tipos de polimerização. Técnicas de manipulação e uso. Alteração dimensional.
Intercâmbios Institucionais
Há aproximadamente 6 anos, o Programa mantêm intercâmbio institucional com o Eastman Dental Institute for Oral and Dental Healthcare Science – University of London, na pessoa do Prof. Dr. Jonathan C. Kowles e a 4 anos com a Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP, na pessoa do Prof. Dr. Gelson Luis Adabo, Carlos Alberto dos Santos Cruz e Oscar Munhoz Chaves, através do desenvolvimento de proejtos de pesquisa e da publicação de artigos científicos em periódicos.
Contato
Email do Coordenador:
Prof. Dr. Lourenço Correr Sobrinho
louren@unicamp.br
Correspondência:
Programa de Pós-Graduação em Materiais Dentários
Av. Limeira, nº 901 – Bairro Areião – CP 52
Piracicaba – SP – Cep.: 13414-903