Coordenador
Prof. Dr. Márcio Ajudarte Lopes
E-Mail: malopes@fop.unicamp.br
O Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tem por objetivo precípuo preparar e qualificar professores-pesquisadores nas áreas de Estomatologia e Patologia Oral, fornecendo embasamento teórico, clínico e laboratorial necessário para que exerçam atividades de ensino, de pesquisa e de atenção à saúde.
O Programa iniciou suas atividades em 1999, oferecendo a proposta pioneira de formar egressos com formação abrangente para atuação profissional nas áreas de Estomatologia e de Patologia Oral. Esta proposta foi aprovada e homologada pelo Conselho Nacional de Educação com a Portaria MEC 524 publicada no Diário Oficial da União em 30/04/2008 (Parecer CES/CNE 33/2008, 29/04/2008).
Ao longo do tempo, o Programa de Estomatopatologia apresentou uma significante evolução, superando o conceito CAPES 4 – concedido no momento da abertura – com o conceito 6, que foi mantido por três avaliações consecutivas e o inseriu no seleto Sistema de Programas de Excelência da CAPES (PROEX-CAPES). Os professores do Programa têm se empenhado cada vez mais para manter e, na medida do possível, fortalecer e elevar o grau de excelência já conquistado, consolidando a liderança da Pós-Graduação da FOP nas Áreas de Estomatologia e Patologia Oral.
É imperioso destacar o fato de que este Programa de Pós-Graduação formou, ao longo de seus 14 anos de atividade, egressos que se destacam perante seus pares profissionais e que desempenham atividades profissionais em instituições muito tradicionais, como algumas das mais prestigiadas universidades públicas e privadas, centros de referência hospitalares e laboratórios de pesquisa de diversas regiões do país e do exterior. A equipe de Professores deste Programa se destaca por sua produção científica e captação de recursos financeiros para aplicação em pesquisa e formação de recursos humanos.
Código Capes
33003033009P4
CONTATO
- E-mail do Programa: estomato@unicamp.br
- E-mail do Coordenador: malopes@fop.unicamp.br
Telefones:
- Orocentro: (19) 2106-5267
- Laboratório: (19) 2106-5315
- Secretária: (19) 2106-5213
Correspondência:
Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia
Av. Limeira, nº 901 – Bairro Areião – CP 52
Piracicaba – SP – Cep.: 13414-903
Corpo Docente / Discente
LINHAS DE PESQUISA
Biologia Tumoral
Avaliação dos aspectos clínicos, epidemiológicos, microscópicos, imuno-histoquímicos, moleculares e genéticos das lesões malignas em região de cabeça e pescoço, com maior ênfase ao carcinoma espinocelular e suas variantes e ao melanoma.
Malformações e Síndromes com Envolvimento Orofacial
Avaliação dos aspectos clínicos, epidemiológicos, genéticos e moleculares das malformações buco-faciais, incluindo as fissuras lábio-palatinas, e das doenças genéticas e síndromes com repercussão na região orofacial.
Patogênese das Doenças Bucais
Avaliação dos aspectos epidemiológicos, clínicos, microbiológicos, moleculares, diagnósticos e de tratamento das doenças bucais. Trata ainda do desenvolvimento de modelos experimentais em animais.
Patologia das Glândulas Salivares
Estudos clínicos, epidemiológicos, microscópicos, imuno-histoquímicos e moleculares dos tumores de glândulas salivares e seus fatores prognósticos.
Patologia Periodontal
Avaliação clínica, epidemiológica, microscópica, molecular e genética dos aumentos gengivais inflamatórios, hereditários ou induzidos por drogas.
Oportunidades
Iniciação Científica
O estágio de Iniciação Científica é destinado a preparar alunos de graduação que tenham a intenção de desenvolver atividades de pesquisa e, no futuro, Pós-Graduação. O estágio tem como objetivo incentivar a prática da pesquisa e formar recursos humanos para uma futura atuação nas Áreas de Patologia Bucal e Estomatologia. Este estágio é aberto a alunos de todos os anos do Curso de Graduação em Odontologia e a orientação é realizada por pesquisadores, com título de doutorado, que procuram estimular os alunos a desenvolverem o pensar científico, além de técnicas e métodos de pesquisa. A aceitação dos alunos não é vinculada a concessão de bolsas de estudo, que devem ser pleiteadas junto aos Órgãos de Fomento a Pesquisa, particularmente junto a FAPESP ou o Programa PIBIC/CNPq.
Pós-Doutorado
O Pós-Doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia consiste em um estágio acadêmico e científico, com duração de 2-4 anos, orientado por um orientador do Programa com comprovada experiência. Este estágio é realizado por portadores do título de doutor obtido por meio de Programas de Pós-Graduação Stricto-Sensu e é caracterizado por atividades de pesquisa, visando excelência nas áreas do conhecimento de Estomatologia e Patologia. A aceitação dos alunos não é vinculada a concessão de bolsas de estudo, que devem ser pleiteadas junto aos Órgãos de Fomento à Pesquisa.
Estágio para Recém Formados
O estágio oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia aos alunos recém graduados em Odontologia visa consolidar os conhecimentos das Áreas de Estomatologia e Patologia e propiciar um convívio científico, fortalecendo o interesse pela Pós-Graduação. O estágio não é remunerado, não é pré-requisito e não garante vaga a um dos Cursos oferecidos pelo Programa de Pós-Graduação. O estágio é supervisionado por um docente do Programa com comprovada experiência.
Pós-Graduação para Estrangeiros
É interesse do Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia apoiar as ações do governo brasileiro na qualificação de Professores e Pesquisadores graduados em Odontologia dos países aos quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Cultural e/ou Educacional. Candidatos Estrangeiros que residam no Brasil passarão pelo mesmo Exame de Seleção que os candidatos brasileiros, enquanto que Candidatos residindo no país de origem serão avaliados exclusivamente pela Análise do Currículo, Histórico Escolar e Carta(s) de Recomendação, que deverão ser enviadas no momento da Seleção de Novos Alunos. Alunos Estrangeiros aprovados no exame de seleção poderão solicitar junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) uma Bolsa de Estudos no Programa de Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG). Maiores informações no endereço (http://www.capes.gov.br) ou com o Coordenador do Programa.
Convênios
CONVÊNIO QUE CELEBRAM ENTRE SI O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTOMATOPATOLOGIA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA/UNICAMP E A FUNDAÇÃO DE ENSINO E TECNOLOGIA DE ALFENAS, MANTENEDORA DA UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO-UNIFENAS PARA REALIZAÇÃO DE PESQUISAS.
O presente convênio envolve o Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba-UNICAMP e a Universidade José do Rosário Vellano-UNIFENAS, particularmente o Centro Pró-Sorriso (Centrinho). Neste convênio estão previstos atividades científicas envolvendo as duas instituições com a ida e vinda de pesquisadores com o objetivo geral de adquirir conhecimentos clínicos e básicos sobre as fissuras lábio-palatinas, fornecendo melhores condições de diagnóstico e tratamento aos pacientes. Pesquisas clínicas e básicas também são realizadas com pacientes afetados por síndromes com envolvimento da região de cabeça e pescoço.
CONVÊNIO QUE CELEBRAM ENTRE SI A PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRACICABA E A FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA / UNICAMP PARA ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO À POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO.
O presente convênio envolve a Faculdade de Odontologia de Piracicaba-UNICAMP e a Prefeitura Municipal de Piracicaba e tem plano de ação em vários Programas. As atividades desenvolvidas no “Centro de Diagnóstico e Tratamento de Doenças Bucais (Orocentro)” são relacionadas ao atendimento de pacientes com lesões bucais, os quais são encaminhados por dentistas vinculados a Prefeitura do Município de Piracicaba. Estas atividades de diagnóstico permitem a formação e prática clínica dos acadêmicos, preparam os alunos para as atividades de extensão e geram inúmeros trabalhos científicos desenvolvidos pelos alunos. Além do atendimento de pacientes com lesões bucais no Orocentro, atividades de diagnóstico também são desenvolvidas em Unidades de Saúde da Família.
CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO QUE CELEBRAM ENTRE SI O HOSPITAL DOS FORNECEDORES DE CANA DE PIRACICABA E A FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA/UNICAMP PARA ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO À PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS.
Este convênio foi criado com o objetivo principal de fornecer tratamento odontológico aos pacientes com necessidades especiais que não permitem abordagem ambulatorial. A cooperação entre as partes permite realizar tratamento odontológico com anestesia geral, atividade muito carente em Piracicaba e região. Além do atendimento aos pacientes, possibilita a cooperação entre os partícipes com a finalidade de aprimoramentos técnicos e científicos de docentes, pós-graduandos, funcionários e estagiários das Áreas de Semiologia e Patologia Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba-UNICAMP, bem como do corpo clínico do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba. Além do Serviço de Pediatria/Neonatologia/UTI Infantil e Neonatal/Disformologia, os Departamentos de Oncologia, Radioterapia, Otorrinolaringologia do HFC, envolvidos no diagnóstico e tratamento de doenças de cabeça e pescoço também participam da colaboração. Esta parceria tem permitido desenvolver vários projetos e desenvolvimento de teses no Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia.
Parcerias financiadas pela Chamada Pública MCTI/CNPq/MEC/CAPES – Ação Transversal número 06/2011 – Casadinho / Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – (PROCAD)
- Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros.
- Programa de Pós-Graduação em Patologia Oral da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
- Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Maranhão.
Projeto na linha Programa de Doutorado Interinstitucional (DINTER) com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE
Projeto na linha Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-Doutores (PRODOC) em colaboração com Dra. Lynne Bingle (Departamento de Patologia Oral e Maxilofacial da Universidade de Sheffield, Inglaterra)
Projeto na linha Programa de Cooperação CNPq/MIT coordenado pelos Professores Edgard Graner (FOP-UNICAMP), Silvio Marques Zanata (Universidade Federal do Paraná) e Massimo Loda (Massachusetts Institute of Technology and Harvard Medical School)
LINKS ÚTEIS
- Facebook Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia
(https://www.facebook.com/Estomatopatologia) - Academia Iberoamericana de Patología y Medicina Bucal (AIPMB)
(http://www.aipmb.com) - American Academy of Oral & Maxillofacial Pathology (AAOMP)
(http://www.aaomp.org/) - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
(http://www.cnpq.br) - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
(http://www.capes.gov.br) - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
(http://www.fapesp.br) - International Academy of Oral Oncology (IAOO)
(http://www.homepages.ucl.ac.uk/~sfhvcms/iaoo/index.html) - International Association of Oral Pathologists (IAOP)
(http://www.iaop.com/) - Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (SOBEP)
(http://www.estomatologia.com.br) - Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO)(http://www.sbpqo.org.br)