Coordenador
Prof. Dr. Antônio Pedro Ricomini Filho
E-Mail: ricomini@unicamp.br
Objetivo
O PPG-O tem como principal objetivo geral a formação de docentes e pesquisadores, com espírito científico crítico e familiarizados com as informações atualizadas das Áreas que compõem o Programa (Cariologia; Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica; Fisiologia Oral; Odontopediatria e Saúde Coletiva), capacitados para exercerem atividades de docência e pesquisa, e atuar em políticas públicas de saúde, promovendo o desenvolvimento econômico e social. Dentre os objetivos específicos, ressalta-se a formação profissional capaz de realizar colaborações e trabalhos interdisciplinares e inovadores, tanto no setor público quanto no setor privado, com impactos em âmbito nacional ou internacional.
Código Capes
33003033003P6
Corpo Docente / Dicente
Comissão
Representantes Discentes
TITULAR – Larissa Caroliny de Brito Benedito
SUPLENTE – Amanda Luisa Rodrigues de Paiva
Ex-Coordenadores
- Pedro Luiz Rosalen – 2000-2002
- Maria Cristina Volpato – 2002-2004
- Francisco Carlos Groppo – 2004-2006
- Claudia Herrera Tambeli – 2006-2008
- Maria Beatriz Duarte Gavião – 2008-2010
- Cínthia Pereira Machado Tabchoury – 2010-2014
- Juliana Trindade Clemente Napimoga – 2014-2016
- Marcelo de Castro Meneghim – 2016-2018
- Francisco Carlos Groppo – 2018 – 2018
- Michelle Franz Montan Braga Leite – 2018 – 2020
LINHAS DE PESQUISA
Grupo: Estudo do Estresse, da Dor Orofacial e da Oclusão
INFLAMAÇÃO E DOR OROFACIAL
Estudar os mecanismos dolorosos e inflamatórios da região orofacial e a farmacocinética, a toxicidade e o uso clínico dos anestésicos locais/vasoconstritores, analgésicos e antiinflamatórios.
COMPORTAMENTO E ESTRESSE
Estudar o comportamento humano (na infância, na adolescência e na fase adulta) e animal em diversas situações experimentais ou clínicas, e a fisiologia do estresse e da ansiedade em seus aspectos básicos e aplicados.
FISIOPATOLOGIA OROFACIAL E OCLUSÃO
Estudar a fisiopatologia orofacial, os diferentes aspectos da oclusão e as relações com distúrbios da ATM, órgãos adjacentes e hábitos bucais, considerando os aspectos morfológicos, funcionais e patológicos do crescimento e desenvolvimento das referidas estruturas, na infância e adolescência e na fase adulta.
Grupo: Antimicrobianos e Compostos de Origem Natural
ESTUDOS FARMACOLÓGICOS DE COMPOSTOS DE ORIGEM NATURAL E DE AGENTES ANTIMICROBIANOS
Caracterização química, farmacológica e toxicológica de produtos naturais de interesse terapêutico e estudo das propriedades antimicrobianas de compostos de origem natural e sintética.
Grupo: Cariologia
PLACA DENTAL BACTERIANA
Estudo da formação da placa dental cariogênica e periodontopatogênica; avaliação do efeito de substâncias anti-placa, anti-cárie e anti-cariogênicas.
ESTUDOS SOBRE O FLÚOR
É de grande interesse na área de odontologia o estudo do flúor como agente no controle da cárie dental, uma vez que sua eficácia na diminuição de incidência da cárie dental está amplamente registrada na literatura. Porém, o uso não racional do flúor tem motivado o estudo de sua farmacocinética, farmacodinâmica e toxicidade. Sobre estes aspectos os nossos trabalhos se desenvolvem na investigação da melhoria da eficiência do flúor com maior segurança.
EPIDEMIOLOGIA, TRATAMENTO E DIAGNÓSTICO DA DOENÇA CÁRIE E FATORES DE RISCO
Estudar a ocorrência das doenças bucais, os fatores moduladores e as estratégias de promoção de saúde bucal, desde a vida pré-natal à fase adulta, e a aplicabilidade de novas tecnologias para a prevenção e para aplicabilidade de materiais dentários no tratamento de pré-estabelecidas.
Grupo: Saúde Coletiva
EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA
Desenvolver estudos com propósito de se conhecer a ocorrência e distribuição dos principais problemas em saúde.
GESTÃO EM SAÚDE
Desenvolver estudos relacionados à políticas e planejamento em saúde, vigilância sanitária e epidemiológica.
PREVENÇÃO EM ODONTOLOGIA
Desenvolver estudos relacionados ao conhecimento das principais técnicas, métodos e procedimentos utilizados para prevenir os principais problemas em odontologia.
Normas dos Programa de Odontologia
Requisitos para obtenção do Título
CRÉDITOS
Cumprir o total de créditos conforme especificado na integralização.
APTIDÃO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Para os alunos de Mestrado e Doutorado será validada a proficiência em língua inglesa apresentada para inscrição no processo seletivo, de acordo com o divulgado no edital ou normas para seleção de alunos.
EXAME DE QUALIFICAÇÃO
O Exame de Qualificação para o Mestrado e Doutorado será realizado em 2 fases, a saber:
- 1ª fase – Avaliação do projeto de pesquisa a ser desenvolvido no mestrado e doutorado;
- 2ª fase – Pré-defesa do trabalho de tese.
- A 1ª fase, ou fase inicial, do Exame de Qualificação deverá ser feita no primeiro semestre letivo de ingresso no Programa e constará da avaliação do projeto de pesquisa a ser desenvolvido no Mestrado ou Doutorado.
- A 2ª fase, ou fase final, do Exame de Qualificação deverá ser feita ao final do desenvolvimento do projeto de tese e cumprido os limites de créditos, mediante solicitação encaminhada pelo orientador, a qual constará de uma pré-defesa de tese.
DEFESA DE DISSERTAÇÃO/TESE
Ser aprovado em defesa pública de dissertação ou tese.
INTEGRALIZAÇÃO
As durações mínima e máxima para o curso de Mestrado são de 12 e 36 meses, respectivamente e do Doutorado são de 24 e 48 meses, respectivamente.
Para obter o título de Mestre em Odontologia o aluno deverá cumprir o total de 160 créditos, sendo 56 créditos em disciplinas e 104 créditos em atividades de dissertação. Para obter o título de Doutor em Odontologia o aluno deverá cumprir o total de 240 créditos, sendo 56 créditos em disciplinas e 184 créditos em atividades de tese.