uec fopFaculdade de Odontologia de Piracicaba

Coordenadoria de Pós-Graduação

ANTÔNIO PEDRO RICOMINI FILHO

FORMAÇÃO

AvatarDoutor e Mestre em Clínica Odontológica, área de Prótese Dental pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP. Graduado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP. Atualmente é Professor Pleno e Pós-doutorando do Programa de Odontologia, área de Cariologia, da mesma instituição. Realizou Estágio de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) no Instituto de Biologia Oral, Universidade de Oslo (Setembro/2011 a Setembro/2012), para aprimorar conhecimentos nas áreas de sistemas de quorum sensing em biofilme dental, de transformação genética, de sistemas de repórteres de luciferase para avaliação de expressão de genes em tempo real e de sequenciamento genético. Tem experiência na área de Odontologia, Microbiologia e Bioquímica, com ênfase em estudos de Biofilmes Orais, atuando principalmente nos seguintes temas: implantes dentários, tratamento de superfícies, controle de biofilme oral, biofilme de Candida spp., biofilme multiespécies, sistemas de quorum sensing em Streptococcus spp. e transformação genética bacteriana.

Avaliação e Reconhecimento

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Odontologia receberam nota 7 na avaliação CAPES desde o triênio 2004-2006, e foram reconhecidos pela Portaria MEC 2.878, de 24/08/05.

Prof. Dr. Antônio Pedro Ricomini Filho
E-Mail: ricomini@unicamp.br