Thursday, 16 May 2024 17:00

Profa. Luciane Guerra oferece treinamento aos profissionais da área do SUS

Written by

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, por meio do Departamento de Saúde Coletiva, realizou treinamento sobre “Cuidado em Saúde para Vítimas de Violência Doméstica”. Mais de 200 profissionais, oriundos das 74 Unidades de Saúde da Atenção Primária (médicos, cirurgiões dentistas, enfermeiros e agentes de saúde), participaram da atividade no dia 10 de maio, no salão nobre Plinio Alves de Moraes.

O treinamento visa dar subsídios a profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) para que possam melhor acolher as vítimas de violência doméstica, sejam elas mulheres, idosos, crianças, LGBTQIAP+, e encaminhá-las à rede de serviços.

A atividade foi coordenada pela professora Luciane Miranda Guerra, do departamento de Saúde Coletiva, e contou com a participação do coordenador de atenção primária no município de Itatiba, professor Caio Arato; da professora aposentada da Faculdade de Odontologia de Marília, Norma Reche; da professora Julia Octaviani , da Universidade de Sorocaba e da doutoranda da FOP, Michelli Oliveira.

A professora Luciane Guerra coordena um grupo de estudo e trabalho intitulado GT Vida, formado por alunos e ex alunos de mestrado e doutorado e professores de outras Instituições, como a Profa Brunna Verna C. Gondinho da faculdade de Odontologia da UESPI e a profa. Sthefanie Del Carmen P. Puello da Universidade de Cartagena, na Colômbia. Eles desenvolvem pesquisas relacionadas à violência doméstica, tanto no programa de Mestrado Profissional de Gestão e Saúde Coletiva, quanto no mestrado e doutorado acadêmico, no Programa de Pós-Graduação em Odontologia. “Esses alunos estão unidos num grupo de enfrentamento, os quais buscam, além das pesquisas, levar conhecimento para profissionais da rede SUS e da rede privada a respeito do atendimento às vítimas de violência.”, explica Guerra. A área também oferece um curso de extensão. Trata-se de uma capacitação para cirurgiões dentistas, sejam da rede SUS, rede privada ou convênios, no atendimento à pacientes vítimas de violência doméstica. O curso é oferecido de forma gratuita e online.  As inscrições para a próxima turma deverão ser disponibilizadas em junho deste ano para início em agosto.

O treinamento do dia 10/5 destacou três ações consideradas importante pelo grupo: o acolhimento, o encaminhamento à rede de serviços e a notificação dos casos. Essas ações podem ser feitas por qualquer profissional que atenda essas vítimas. “Somente desta forma seremos capazes, de fato, de dar uma atenção as vítimas de violência”, relata.