Quarta, 19 Janeiro 2022 15:32

FOP dá andamento as obras de conclusão do Centro Clínico Multidisciplinar

Escrito por

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp deverá retomar as obras do Centro Clínico Multidisciplinar. A nova fase terá início com a planta executiva, a qual será readequada, de acordo com as novas normas da Anvisa. Será contratado um escritório de engenharia para fazer os ajustes. Estima-se que esse trabalho será concluído até o mês de julho. Encerrada essa fase, será dado início ao processo licitatório. O diretor da FOP, professor Francisco Haiter Neto, acredita que serão necessários cerca de 6 milhões de reais para a finalização das obras. A estimativa para conclusão do prédio é de 24 meses, após o início dos trabalhos.

“A verba veio em boa hora”, disse Haiter. Para atender as orientações da Agência Nacional de Vigilância (Anvisa), que determinou a readequação dos processos de trabalho com o objetivo de diminuir a disseminação do Covid-19, a Clínica Odontológica de Graduação foi totalmente reestruturada e ampliou a área individual para cada consultório. Assim, foi necessário reduzir o número de consultórios odontológicos (box) para os atendimentos à comunidade. Atualmente, a Clínica de graduação conta com 35 consultórios e a clínica de especialização com 24, nos quais são atendidos cerca de 5 mil pacientes por mês. Com o funcionamento do Centro Clínico Multidisciplinar, a Unidade terá capacidade para atender até 8 mil pacientes por mês. Haiter destacou o empenho da reitoria para a retomada das obras. “A atual reitoria está totalmente imbuída em finalizar essa obra, prova disso, que o projeto de adequação do prédio já está em andamento. Se não houver nenhum contratempo com a economia, acreditamos que as previsões de execução de obras se concretizem”, disse. 

O Centro Clínico foi idealizado para ser usado pelos alunos de graduação, para a realização de pesquisas clínicas pelos alunos de pós-graduação, para atendimento das diversas especialidades pelos profissionais dos cursos de extensão universitária (atualização e especialização) e para  clínica civil, onde os pacientes serão atendidos pelos professores. 

O prédio é um antigo anseio da comunidade e das direções anteriores. As obras tiveram início em 2009, com previsão de realização em etapas. A primeira fase foi finalizada em 2011. As demais estavam condicionadas à obtenção de recursos. Em 2015 foi reservado aporte financeiro de 7 milhões de reais para a realização da segunda etapa. Porém, em junho de 2017, devido a crise econômica, o reitor à época mandou paralisar a obra alegando falta de recursos. Finalmente, estão sendo retomados os processos para conclusão do prédio.