Menu

Portal FOP - Unicamp

Av. Limeira, 901 - Bairro Areião
CEP: 13414-903 - Piracicaba - SP

-

Palestra Destaque

Palestra

“m3D: um novo método para Cultura Celular em 3D e suas aplicações” é tema de palestra na FOP

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp promove palestra: “m3D: um novo método para Cultura Celular em 3D e suas aplicações”, no dia 02 de abril de 2019, às 14 hora, na congregação. Inscições poderão ser feitas pelo endereço: https://w2.fop.unicamp.br/cpg/inscricao/ . A palestra será ministrada Dra. Angélica Silveira (Coordenadora de Produtos da Greiner Bio-One. Mestre e Doutora em Ciências pela Unicamp; doutorado sanduíche em Imunologia e Bioquímica pelo Trinity College Dublin).

A cultura celular é caracterizada por permitir a manutenção de células vivas em laboratório independente do organismo que a originou. A utilização desta técnica possibilitou a melhor compreensão dos mecanismos moleculares da célula permitindo importantes avanços científicos. A cultura de células em 3D deriva-se inicialmente da cultura de células em monocamada, porém o diferencial da cultura 3D é permitir que as células explorem as 3 dimensões do espaço, aumentando assim as interações com o ambiente e entre as células. Quando crescidas neste sistema, as células formam estruturas denominadas de esferoides. O sistema para cultura celular 3D da Greiner Bio-One, o n3D, é uma plataforma baseada na magnetização das células e com formação de esferoides ou anéis em tempo recorde (em até 18h dependendo do tipo celular), possibilitando várias aplicações e de maneira muito simples e rápida, tais como: microambiente tumoral, high-throughput screening para prospecção de novos fármacos, co-cultivo para análise de invasão celular e diferenciação, formação de organoides e entre outras, permitindo sempre condições de cultivos mais próximas da realidade (in vivo) e com grande reprodutibilidade.


Participe desta palestra e entenda melhor como esta técnica funciona e todas as aplicações que inclusive geraram artigos já publicados na Nature, Scientific Reports, Tissue Engineering entre outras!

 

voltar ao topo