Menu

Portal FOP - Unicamp

Av. Limeira, 901 - Bairro Areião
CEP: 13414-903 - Piracicaba - SP

-

Pesquisas do Prof. Cury sobre “Fluoreto e Saúde Bucal” engrandecem a UNICAMP e o Brasil

Pesquisas do Prof. Cury sobre “Fluoreto e Saúde Bucal” engrandecem a UNICAMP e o Brasil

 O professor Jaime Aparecido Cury, da área de Bioquímica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, está entre os 100 pesquisadores mais citados no mundo no contexto de publicações científicas sobre “flúor e saúde bucal”.

 Sete artigos publicados por Cury e cols entre 1997 e 2017 estão entre os Top100 mais citados e em decorrência disso o estudo coloca o Brasil na 4a posição com publicações mais citadas sobre “Fluoreto e Saúde Bucal”. Outro destaque dos dados da publicação é o fato que a Unicamp (Piracicaba) é a única universidade brasileira entre as mundiais que tem autores que publicam artigos de impacto sobre o assunto da pesquisa bibliométrica feita.

 Os dados constam da publicação “Top cited publications on fluoride in relation to oral health: A bibliometric analysis” feita por Ullah e cols na revista Fluoride 52(3 Pt 3):426-446, July 2019. Os autores utilizaram o banco de dados do Scopus onde encontraram 6.628 artigos sobre “Fluoreto e Saúde Bucal”, publicados de 1997 a 2017. Organizaram esses artigos por ordem decrescente de citação e selecionaram 101 para o estudo final. Esses 101 Top artigos foram então analisados ​​quanto ao tipo de estudo, nome do periódico, o fator de impacto (JCR2016), o ano de publicação, os nomes dos autores, a afiliação e o país de origem.

 Como essa pesquisa bibliométrica sobre “Fluoreto e Saúde Bucal” envolveu publicações de 1997 a 2017, muitos dos autores das publicações podem não estar mais na ativa e muitos dos artigos não estão sendo citados no momento. Assim, foi feita uma análise dos 20 artigos mais citados mas publicados em 2016-2017, a qual mostrou que o TOP1 foi o artigo “Are fluoride releasing dental materials clinically effective on caries control? publicado pelo professor Cury e cols na revista Dent Mater (2016;32(3):323-33).

 Além da produção científica do professor Cury sobre “Fluoreto e Saúde Bucal” contribuir para o reconhecimento internacional da UNICAMP e do Brasil, outro fato deve ser destacado, duas das 7 publicações de Cury e cols que estão entre as Top50 foram feitas em revista científica brasileira, o Braz Dent J, contribuindo para dar visibilidade à revistas cientificas brasileiras.

 Essa publicação na revista científica Fluoride dá respaldo aos prêmios que o professor Jaime tem recebido em toda sua carreira universitária, iniciada na UNICAMP em 21 de março de 1974.

voltar ao topo