Quinta, 12 Agosto 2021 10:42

Trabalho de graduanda da FOP rende Prêmio da SBPC

Escrito por
Graduanda Rafaela Rie Nishiyama Graduanda Rafaela Rie Nishiyama

Trabalho da graduanda Rafaela Rie Nishiyama, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, rende prêmio na Sessão de Pôsteres da 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC.

simoneO trabalho Dados Públicos Podem Revelar o Núcleo do Microbioma da Saliva Humana foi realizado durante sua Iniciação Científica, orientada pelo professor Flávio Henrique Baggio Aguiar, pela doutoranda Simone Gomes de Oliveira e, contou com a parceria do Pesquisador Doutor Rodrigo Jardim, do Laboratório de Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O estudo identificou 20 gêneros de bactérias que fazem parte da microbiota salivar independente da condição de saúde do hospedeiro.

Nishiyama falou da importância em participar de projetos de pesquisa quando ainda está na graduação. “Tive a oportunidade de realizar duas iniciações científicas, sendo que, em uma delas, recebi a premiação do congresso do Pibic-Unicamp. Fui a única aluna da Unicamp a ser premiada no congresso da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência  (SBPC). Essa experiência e o reconhecimento é muito importante para mim e para meu futuro como profissional”, conta. A aluna faz questão de agradecer, em especial, os orientadores e a todos os envolvidos.

A premiação recebida no XXVIII Congresso de Iniciação Cientifica da Unicamp em 2020 serviu como passaporte para Rafaela participar da 73ª Reunião Anual da SBPC, onde concorreu com mais de 240 trabalhos de universidades do todo o país nas diferentes áreas.