O objetivo desta página é funcionar como uma espécie de GUIA dos procedimentos realizados com a verba PROAP. Para tanto, contamos com a colaboração de todos no envio de sugestões e críticas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. tendo como objetivo a melhoria em processos de trabalho.


1. NOVO PC-PROAP no SIFOP


2. DESCONTO NA ALIQUOTA ICMS


3. LISTAGEM DE MATERIAIS COMUNS (descrição licitação x nome comercial)

Estará fazendo parte do sistema - Novo PC-PROAP


4. PASSAGENS AÉREAS (procedimentos)

  • Preencher o Pedido de Compra com 3 preços, anexando a proposta de menor preço;
  • Solicitar declaração referente ao desconto de ICMS (Exemplos: Monte Alegre e Yllios), via fax. LEMBRETE: A declaração original deve acompanhar a Nota Fiscal;
  • Preencher o formulário “Requisição de Passagem Aérea”, assinado pelo sub-executor do Convênio. A autorização do Diretor da Unidade será colhida pela Área de Suprimentos. Clique aqui para obter (salvar como e após abrir no Word).

5. AJUDA DE CUSTO/DIÁRIAS

  • Preencher Pedido de Compra, registrando detalhes sobre o evento (local, data, etc) no campo “Finalidade dos Materiais/ Serviços”. Para obter valores de ajuda de custo, consultar tabela de eventos (Clique aqui)
  • Em viagem ao exterior, juntar formulário de “Pedido de Ajuda de Custo” e a publicação do afastamento do Diário Oficial. (Clique aqui)
  • Além disso, enviar ofício declarando ciência de que a passagem aérea deverá ser paga por outro órgão de fomento. (Clique aqui)
  • O pagamento será creditado 2 dias antes da data do evento.
    Caso haja necessidade de antecipação de crédito, preencher Ofício ao Pró-Reitor de Pós-Graduação da Unicamp e enviar o mesmo com o Parecer Favorável. (Clique aqui).

6. INSTRUÇÕES NORMATIVAS DGA


7. LINKS

PRPG/PROAP

PRPG/APOIO

 

Processo de Compra Direta (dispensa de licitação):

Com recursos extra orçamentários: Aproximadamente 10 dias + prazo de entrega do fornecedor. A formalização do processo envolve o recebimento de Pedido de Compras via Pós Graduação (CPG) ou Área interessada, providências quanto a codificação do material e fornecedor e inserção de dados no Sistema Unicamp CIC`s (desde que o fornecedor e material estejam cadastrados na BEC, possua nota fiscal eletronica e conta no Banco do Brasil e orçamento esteja nos padrões exigidos pela UNICAMP).

Se houver necessidade de cadastrar os materiais na BEC e/ou se o fornecedor não possuir cadastro na BEC, acrescentar + 15 dias (o cadastro e abertura de conta bancária do fornecedor depende exclusivamente dele).


Com recursos Orçamentários:

Os mesmos procedimentos e prazos acima e acrescentar + 7 dias para trâmite do processo junto a DGA-Análise e Empenho da Despesa, para empenho da AF.


Processo de Inexigibilade de Licitação:

Aproximadamente 45 dias + prazo de entrega do material. Utilizado nos casos de aquisição de materiais e equipamentos que justifique a inviabilidade de processo licitatório e o fornececedor possua os documentos necessários (registrados em orgão de classe) que comprove a exclusividade de venda do referido material ou equipamento. O processo tramita pela Procuradoria Geral da Universidade e Gabinete do Reitor para publicação em Diário Oficial.


Processo de Importação:

Aproximadamente 5 meses + prazo de entrega do material. Utilizado para aquisição de materiais e equipamentos importados. Este processo tramita por várias áreas da Reitoria e da DGA (Procuradoria Geral, Importação, Contratos, Operações Cambiais) além de contatos com Orgãos externos à Unicamp.

Processo de Licitação (pregão e outras modalidades de compras acima do limite da Lei 8666/93):

Aproximadamente 60 dias + prazo de entrega do material. Para compra de materiais, equipamentos, contratação de obras e serviços acima do limite estabelecido para dispensa de licitação. O processo é aberto na FOP, cadastrado o material e juntado os orçamentos, posteriormente segue para a DGA para definir a modalidade e realização da sessão na forma eletrônica ou presencial, junto a pregoeiros credenciados pela Unicamp. Se houver questionamentos ou impugnação de edital, o prazo da conclusão da aquisição poderá ser prorrogado.

 

SUPERVISOR

Dalton Campacci Pavan
E-Mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (19) 2106-5206

EQUIPE

Danilo Jose da Silva Diehl
E-Mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (19) 2106-5229

Giancarllo Hercoton Ponce
E-Mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (19) 2106-5231

Gilson Alves Duarte
E-Mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (19) 2106-5222

OBJETIVOS

A Área de Suprimentos/Compras tem como objetivos:

Executar todas as aquisições, no mercado nacional ou por importação direta de materiais e/ou serviços relacionados ao ensino e pesquisa/FOP, com recursos orçamentários ou extra-orçamentários.


ATIVIDADES

  • Efetuar cotação de preços e negociação de preços e condições com fornecedores;
  • Cadastrar materiais na BEC;
  • Consultar a liberação de pagamentos à fornecedores;
  • Emissão de Pedidos de Compras para a Diretoria / Coordenadoria do Campus (Verbas Orçamentárias, Extra-Orçamentárias e Funcamp);
  • Solicitação de inclusões emergenciais de fornecedores no CAUFESP Solicitar abertura de processos junto ao Setor de Protocolo e Expediente;
  • Codificar os materiais constantes no Pedido Compras;
  • Inserir os processos de compra no sistema de compras Unicamp;
  • Efetuar cobrança junto aos fornecedores dos materiais cujo prazo de entrega informado pelos mesmos já estiverem vencidos;
  • Emitir as autorizações de fornecimento aos fornecedores, para posterior entrega dos materiais providenciando uma cópia para o Almoxarifado para fins de conferência quando da entrega dos materiais;
  • Encaminhamento e controle dos processos para empenho;
  • Pré-Liquidação em processos para pagamento;
  • Efetuar cobrança junto aos fornecedores dos materiais cujo prazo de entrega estiverem vencidos;
  • Arquivo de Processos (providenciar baixa em sistemas de controle do setor, no CIC´s e inserção no sistema de Pedidos de compra com os códigos UNICAMP E BEC);
  • Pregão, inserção no sistema UNIBEC, grade de preços. Acompanhamento das analises das propostas eletronicamente ou ou presencialmente na Central de Pregões-DGA;
  • Implantar junto aos fornecedores e docentes novas opções de materiais estocáveis (lançamento ou substituição de produtos);
  • Acompanhar as alterações das instruções normativas da DGA/Unicamp;
  • Planejamento e organização das compras de acordo com as datas de encerramento dos convênios e de acordo com os prazos dos projetos da faculdade;
  • Execução de compras emergenciais;
  • Controle de requisições eletrônicas de compras, emitidas pelos diversos departamentos e formalização da compra do materiais;
  • Atendimento e orientação aos docentes e funcionários para esclarecimento quanto aos procedimentos de compras e/ou importação;
  • Desenvolvimento de novos fornecedores;
  • Implantação de novas opções de materiais estocáveis (lançamento ou substituição de produtos);

 

SUPERVISORA

Priscila Zuzi Boldrin
E-Mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ramal: 5385

EQUIPE

João Batista dos Santos
E-Mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ramal: 5235

Sidnei Carvalho
E-Mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ramal: 5385

OBJETIVOS

O Patrimônio tem como objetivo formalizar processos, doações, controlar todos os bens adquiridos pela Unidade, informando garantia e providenciando documentos de entrada/saída de equipamentos.

Tem ainda importância vital em todos os inventários solicitados pela UNICAMP e também na participação em sindicâncias de materiais.


ATIVIDADE

Detalhamento das atividades e providências administrativas do Setor de Patrimônio FOP:

  • Recuperar as pendências, devolução dos movimentos e fixação das chapinhas dos bens adquiridos com verbas próprias e doações, não deixando atrasar as providências atuais;
  • Recolher os bens descartados no Depósito de Controle Patrimonial;
  • Regularizar os bens já descartados (chapinha em poder do patrimônio) solicitando baixa no sistema;
  • Solicitar baixa dos bens recolhidos no deposito sem condições de uso, providenciando o encaminhamento para a doação dos mesmos;
  • Levantamento e inventario dos bens, compreendendo:
    A) Levantar os bens patrimoniados de cada sala colocando complemento o número da sala e a matricula do responsável, repassando as informações para listagem completa por ordem numérica, gerando uma listagem provisória de responsabilidade que deverá conter a assinatura;
    B) Identificar os bens irregulares, forma de aquisição para regularização como bens próprios ou de terceiros;
    C) Atualizar no sistema os bens transferidos sem ocorrência;
    D) Recomendar a cada departamento o recolhimento dos bens em desuso tanto em bom estado como as sucatas;
    E) Colocar os bens em condições de uso à disposição da Unidade via INTRANET e após a disposição das demais Unidades da UNICAMP;
  • Tomar as providências necessárias para a regularização quanto à baixa ou abertura de sindicância administrativa para a apuração dos fatos, encaminhar a listagem para assinatura dos responsáveis.
  •  

 

NORMAS, REGULAMENTOS E INSTRUÇÕES


CONVENIO CAPES – PROAP (PRPG)


CONVENIO APOIO (PRPG)


INSTRUÇÕES NORMATIVAS DGA

 

Página 2 de 3