Quarta, 21 Dezembro 2016 16:19

Trabalho de iniciação científica da FOP teve grande repercussão no mundo acadêmico

Escrito por


Trabalho de iniciação científica, desenvolvido pelo aluno Maicon Sebold, é o 4º mais visualizado nos Anais do Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, que foi realizado no ano de 2015, com 929 visualizações. Entre os 10 mais visitados é o único trabalho da área de Biomédicas, sendo os restantes das áreas de Exatas, Humanas e Tecnológicas. Nesse período, os Anais foram visitados por cerca de 30 mil pessoas. O estudo teve orientação do professor Marcelo Giannini, da área de Dentística, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) e co-orientação da aluna de doutorado Carolina Bosso André.

Trata-se de um trabalho que avaliou diferentes formas de condicionar a dentina antes de se aplicar um adesivo para confecção de uma restauração de resina composta. “Temos problemas relacionados à “ativação” de enzimas colagenolíticas quando usamos o tradicional ácido fosfórico na dentina. Isso reduz a longevidade das restaurações adesivas”. Testamos uma solução alternativa, que é o EDTA para tratar a dentina e, dessa forma, tentamos melhorar a durabilidade da adesão e das restaurações”, explica Sebold.

De acordo com professor Giannini, a linha de pesquisa dele busca métodos alternativos para tratar a superfície da dentina e fazer o processo adesivo. “A forma atual que se trata a dentina gera uma longevidade limitada da restauração adesiva. O Maicon, como pesquisador, tenta buscar alternativas, agora no doutorado, com substâncias menos agressivas a estrutura dental. Estamos chegando muito próximo disso, mas isso demanda anos de pesquisa e muito trabalho”, avalia.

O trabalho foi submetido a Revista International Journal of Adhesion and Adhesives.

Os projetos de pesquisa tem recebido apoios financeiros do CNPq e da FAPESP.