Quarta, 06 Abril 2016 14:22

Dia 12 de abril

Piracicaba recebe a ópera “O Empresário Teatral”

Piracicaba recebe apresentação especial da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), com a ópera “O Empresário Teatral”, de Wolfgang Amadeus Mozart, que será apresentada no Teatro Erotides de Campos (Teatro do Engenho). Serão duas apresentações, às 17 horas, ensaio aberto e às 20 horas concerto. A direção artística e regência fica a cargo da maestrina Cinthia Alireti.  Elenco da Ópera Studio Unicamp (dirigido por Ângelo Fernandes) e direção cênica de André Saboya. A apresentação integra as atividades comemorativas dos 50 anos da Unicamp, que completa no dia 5 de outubro.

Em entrevista coletiva, realizada na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, a professora Ítala D’Ottaviano, coordenadora da comissão responsável pelas comemorações, disse que a ópera conta com 60 integrantes, entre músicos, atores e cantores. “É a primeira vez que uma ópera é produzida inteiramente dentro de uma universidade, por professores e alunos”.

O diretor associado da FOP, professor Francisco Haiter Neto, falou da importância da Unidade receber uma apresentação da Orquestra Sinfônica da Unicamp e, ao mesmo tempo, presentear a comunidade de Piracicaba com o espetáculo. A FOP completa 60 anos em 2017 e essa atividade também integra as comemorações da Unidade. Além da ópera, a FOP conta com várias atividades programas, ao longo do ano, para comemorar a data. Entre elas, três colóquios que estão previstos para acontecer entre os meses de maio e agosto. Também no mês de maio, a Unidade sedia a exposição “Líquidas e Cíclicas”, dos jornalistas e fotógrafos da Assessoria de Imprensa e Comunicação da Unicamp Antonio Scarpinetti e Antoninho Perri. As exposições “Caipiras do Pein Air, de um grupo de artistas piracicabanos que praticam a pintura ao ar livre seguindo ensinamentos e orientações dadas pelos mais experientes artistas que há tempos praticaram a pintura ao ar livre em Piracicaba, estarão expondo suas obras na FOP no mês de junho.

De acordo com a maestrina Cinthia, o espetáculo foi adaptado. Trata-se de uma comédia que foi encomendada a Mozart pelo imperador da Austrália Joseph e estreou em 7 de fevereiro de 1786. É uma ópera, uma vez que possui uma história narrada e une música e teatro no mesmo espetáculo.  Foi encenada pela primeira vez no Castelo de Schönbrunn, residência de verão da família imperial vienense. O próprio Mozart atuou no espetáculo, interpretando o empresário.

O espetáculo pode ser evidenciado pelo diálogo falado, alternado com conjuntos, canções, baladas e árias. O texto traz a história de um empresário teatral que tem como objetivo iniciar uma companhia. Contudo, se vê envolvido com dúvidas artísticas e comerciais. Entre os diversos atores que disputam por um lugar e melhor salário no elenco, duas cantoras se apresentam para o empresário, na expectativa de conseguirem o posto de prima-dona da companhia artística.

Nesta montagem da OSU, a parte teatral foi adaptada pelo diretor cênico André Saboya com momentos picantes da obra do dramaturgo, jornalista e escritor brasileiro Nelson Rodrigues (1912-1980) e da jovialidade da stand-up comedy.

Os ingressos poderão ser retirados gratuitamente no dia, até 15 minutos antes de cada apresentação, na bilheteria do Teatro do Engenho. Mais informações na FOP nos telefones: 19 2106-5384 ou 2106-5248.