Quarta, 27 Julho 2016 14:14

FOP recebe pesquisador alemão

Pesquisador Dr. Klaus Richka, do Fraunhofer Institute fot Manufacturing Technology and Advanced Materials – IFAM -, localizado na cidade de Bremen, Alemanha, esteve na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp entre os dias 17 a 22 de julho. Ele foi recepcionado pelo professor Flávio Henrique Baggio Aguiar, da área de Dentistica e sua orientada Maria do Carmo Mainardi.

A vinda do pesquisador deu-se por meio do Probral - Programa Brasil Alemanha -, projeto de cooperação internacional da Capes,  parceria entre a FOP/Unicamp, na pessoa do professor  Flávio Aguiar; da USP de São Carlos, Departamento de Química, Materiais Híbridos, em nome do professor Ubirajara Pereira Rodrigues Filho e da Fraunhofer Institute for Manufacturing Technology and Advanced Materials – IFAM, por meio do pesquisador Richka. O doutorado sanduíche de Maria do Carmo Mainardi foi realizado no Fraunhofer Institute sob orientação do pesquisador Richka.

O pesquisador participou de várias atividades nas referidas instituições, entre elas, apresentação dos projetos de pesquisa dos alunos de doutorado e mestrado das duas universidades brasileiras, discussão dos projetos e ministrou palestra abordando alguns tópicos de suas linhas de pesquisa, com destaque para síntese de peptídeos, desenvolvimento de pesquisa em materiais baseado em peptídeos e caracterização de adesivos e polímeros.

A graduação e o doutorado foi realizado em química pela Universidade de Bremen. Na sequência, passou a ser pesquisador do Fraunhofer. Atualmente, é pesquisador Sênior do Departamento de Química de Adesivos e Polímeros do Bioinspired Materials Group.