Segunda, 15 Junho 2015 13:45

Gazeta publica artigo de funcionário da FOP

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MITOS SOBRE A ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

 

 

Tenho o privilégio de ter minha avó, Lourdes Annibal Franco, lúcida, com saúde e vivendo seus 97 anos de uma vida exemplar como mãe de 14 filhos e mulher cristã metodista, feliz e querida por todos que a conhecem. Muitos não conseguem chegar nos noventa anos, e quando chegam “perto” não possuem mais saúde e disposição. Sabendo que a vida é curta e passa rápido, muitos percebem, às vezes tarde demais, que precisam administrar melhor o tempo que possuem. Atualmente os mais jovens são pressionados desde cedo a produzirem cada vez mais, e sentem a angústia de nunca terem tempo para todas as tarefas. Quantos já não pensaram que o dia poderia ter 30 horas ou mais para atender suas obrigações? Outros, pra fugirem da pressão pregam que a vida deve ser vivida um dia de cada vez, sem planejamento. Como administrador eu defendo a importância da administração do tempo, e trago a seguir para reflexão alguns mitos sobre esse tema.

O primeiro mito é achar que administrar o tempo é tornar-se escravo do relógio, e na verdade é o contrário, já que quem faz isso coloca o tempo sob seu controle, torna-se o senhor dele.  Quem não o administra é por ele dominado, pois acaba fazendo as coisas sob a pressão do momento, não na ordem e no momento em que ele desejaria.

Sabemos que não é possível programar a vida nos mínimos detalhes. A questão é adquirir o controle sobre ela. É necessário planejar, sem dúvida. Mas é preciso ser flexível, saber fazer correções de curso. Se você está fazendo algum trabalho e está inspirado, produzindo bem, não há razão para parar, só porque o tempo alocado para aquela tarefa expirou. Administrar o tempo é fazer o que você considera importante e prioritário.

O segundo mito divulgado por muitos é dizer que a gente só consegue produzir ou trabalhar melhor se estiver sob pressão. Tenho muitos conhecidos que dizem isso, mas na verdade, esse é um mito criado para racionalizar a preguiça e a indecisão. Não há evidencia que o justifique.

O terceiro mito é dizer que administrar o tempo é apenas para a vida profissional. Isso é falso. Certamente há muitas coisas na sua vida pessoal que você reconhece que deve e deseja fazer mas não faz “por falta de tempo”.

O quarto mito é dizer que ter tempo é questão de ter tempo. De certo modo essa expressão é verdadeira em partes. Normalmente damos um jeito de arrumar um tempo para aquilo que realmente queremos fazer. Mas a afirmação não diz tudo. Não basta simplesmente querer ter tempo para ter tempo. É preciso querer ter o meio indispensável para se obter mais tempo, e este meio é a administração do tempo, que é saber usá-lo para fazer aquelas coisas que você considera importantes e prioritárias, profissional ou pessoalmente.

Quem tem tempo não é quem não faz nada: É quem consegue administrar o tempo que tem. Todos conhecem pessoas que não fazem nada o dia inteiro e que sempre afirmam não ter tempo pra nada. Por outro lado, quem administra o tempo não é quem está o tempo todo ocupadíssimo. Essa pessoa geralmente não vive uma corrida perpétua contra o tempo e geralmente é muito mais produtivo.

Termino afirmando que administrar o tempo envolve muita sabedoria. E pensando na minha avó cristã me veio esse verso da Bíblia, Salmos 90:12, que pede a Deus: “Ensina-nos Senhor a contar nossos dias de tal maneira, que alcancemos corações sábios”. Fica a dica. Décio Henrique Franco é administrador na FOP/UNICAMP.

Artigo veiculado no Jornal Gazeta de Piracicaba do dia 3 de junho de 2015