Quinta, 16 Julho 2015 11:40

Graduandos do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) visitam a FOP

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp recebeu a visita de cinquenta e um integrantes do Projeto Sócrates Saúde na tarde do dia 14. Os acadêmicos, distribuídos entre os cursos da Área de Ciências da Saúde: Medicina, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, entre outros, acompanhados pelo Professor Conselheiro Patrick Sousa, foram recepcionados pelo diretor da FOP, Prof. Dr. Guilherme Elias Pessanha Henriques.

Na sequência, no anfiteatro 1, o grupo participou da apresentação da Unidade e seus respectivos projetos sociais, feita pelos professores: Rosana de Fátima Possobon, do Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais (Cepae); Cinthia Pereira Machado Tabchoury, coordenadora dos Programas de Pós-Graduação; Márcio Ajudarte Lopes, responsável pelo Orocentro e Flávio Henrique Baggio Aguiar, coordenador do curso de graduação. Antes do encerramento da visita, os acadêmicos percorreram os corredores da Unidade e conheceram as principais áreas, tais como:  Clínicas de Graduação e Extensão, laboratório de Pré-Clínica, laboratório de Bioquímica, Biblioteca e os equipamentos simuladores para ensino de odontologia (Simodont).

Segundo Narrery Santos, acadêmica em Fisioterapia, o projeto Sócrates Saúde visa levar os alunos de graduação do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) a conhecer os melhores centros de saúde do Brasil. Os graduandos saíram do Belém do Pará no dia 28 de junho e o retorno está previsto para o dia 19 de julho. Passaram por vários estados. Objetivo é conhecer centros de referência de profissionais renomados do país, explicou.

“Para nós é uma experiência completamente diferente. Saímos da nossa zona de conforto para conhecer a realidade do resto do país. Tem sido um aprendizado continuo, tanto dentro do ônibus convivendo com pessoas que até então a gente não conhecia bem, quanto conhecer a realidade do sistema de saúde fora do nosso estado”, avalia Narrery.

O projeto é vinculado a um núcleo de empreendedores, dentro do Cesupa, formado e coordenado por alunos. A edição de 2015 teve início em outubro de 2014 com o processo seletivo, no qual contou com a participação de 200 alunos, que disputaram 48 vagas.

O projeto é baseado no “Mito da Caverna” de Platão, que relata um diálogo entre Sócrates e Glauco, em que os dois trabalham a hipótese do que poderia acontecer a um grupo de pessoas que vivesse acorrentado em uma caverna, com suas faces sempre voltadas para o fundo da mesma, sem que pudessem observar os fatos que ocorriam do lado de fora. Dessa forma, tais pessoas, tomariam as sombras dos objetos e pessoas projetadas ao fundo da caverna como sendo a verdade. Somente no momento em que um dos indivíduos do grupo tivesse a oportunidade de sair de lá, conhecendo o que de fato eram as sombras projetadas, é que se poderia alterar a percepção sobre o conhecimento que até então detinham.