Segunda, 03 Dezembro 2018 09:19

FOP/UNICAMP no 9º Quartel Aberto ao Público

Escrito por

Mais de 1.000 pessoas entre crianças com necessidades especiais e seus acompanhantes tiveram um dia diferente 23.11.2018, na Base de Radiopatrulha Aérea de Piracicaba. Os participantes conheceram a rotina das equipes do helicóptero Águia, Polícia Rodoviária, Canil e Ambiental durante o 9º Quartel Aberto ao Público, o QAP. O Papai Noel chegou ao final da tarde na viatura dos bombeiros. Segundo a Polícia Militar, o “QAP” é realizado anualmente desde a criação da Base de Aviação da PM de Piracicaba, como forma de estreitar o relacionamento da polícia com a sociedade, aumentando a responsabilidade social de todos com a formação e orientação das crianças, por meio de atividades lúdicas, atrações, brincadeiras e muita informação.

Profa. Dagmar Queluz, do departamento de Odontologia Social - da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP, coordena o “Programa Educativo Preventivo em Saúde Bucal”, promovendo eventos e ações sociais para melhoria das condições da saúde bucal da população. Este Programa participa desde o 1º Quartel Aberto ao Público (QAP) que iniciou em 2010.

O programa conta com alunos de graduação, de pós-graduação, do ensino médio, e voluntários, e acompanha os casos com atenção e proximidade, realizando um atendimento humanizado para cada pessoa que comparece aos eventos promovidos pelo grupo.

A saúde bucal é parte integrante da saúde geral da criança. A cárie dentária é uma doença frequente em crianças, podendo ter consequências significativas. Os cirurgiões-dentistas têm a responsabilidade de prevenir doenças, minimizar riscos e promover a saúde.  As crianças e seus responsáveis também precisam ser despertados sobre os papéis nos cuidados com a saúde bucal. Quanto mais precocemente os comportamentos saudáveis relacionados a saúde bucal forem inseridos no contexto da criança, maior será a possibilidade das mesmas na manutenção da estabilidade da saúde ao longo dos anos.