Terça, 22 Fevereiro 2022 08:44

TESE DE DOUTORADO DE ENDODONTIA GERA PATENTE

A tese de doutorado da aluna Marina Carvalho Prado do Programa de Pós-graduação em Odontologia (área de concentração em Endodontia) teve orientação da Profa. Dra. Adriana de Jesus Soares (Professora Associada I de Endodontia), coorientação da Prof. Dr. Saulo Geraldeli (East Carolina University, Carolina do Norte, EUA) e parceria com o Departamento de Materiais Dentários da FOP com os alunos egressos Gabriel Abuna e Paulo Campos e o Prof. Dr. Mário Sinhoreti. A pesquisa, intitulada “Materiais com nanobiosilicato, fosfato tricálcico e clorexidina induzem biomineralização com similaridade cristalográfica à hidroxiapatita”, foi defendida em 21/05/2021 e recebeu a notícia que a tecnologia foi depositada com sucesso no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) ainda no mesmo ano, em 23/12/2021, por intermédio da INOVA UNICAMP (Número do pedido: BR102021026394-6).

A tecnologia proposta contribui com a evolução da biomineralização induzida em endodontia, ou seja, reparo mineral no espaço intrapulpar. Para isto, a tese de doutorado propõe cimentos endodônticos experimentais contendo nanopartículas desenvolvidas na FOP-UNICAMP. Esta composição produz cristais minerais mais similares à hidroxiapatita natural; configuração que apresenta menor solubilidade, maior resistência à reabsorção na presença de fluidos teciduais, aumento da capacidade de ligação mineral e resistência superior a desafios naturais (ácidos, enzimáticos, bacterianos e dinâmicos).

Outros materiais comerciais disponíveis com mesmo objetivo produzem cristais minerais com composição amorfa, enquanto a tecnologia proposta permite a formação de cristais com maior complexidade em arranjos cristalógrafos. Este resultado foi observado por análises ultraestruturais da interface material-dentina durante o doutorado sanduíche da aluna Marina Carvalho Prado na East Carolina University, na Carolina do Norte (EUA).

Após o depósito da tecnologia no INPI pela INOVA UNICAMP, o material e sua composição estão protegidos juridicamente. Os inventores aguardam continuidade do processo de análise da tecnologia que será finalizado com Carta Patente emitida pelo MINISTÉRIO DA ECONOMIA - REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.