Segunda, 28 Março 2022 15:16

Equipe do Cepae atuando fora dos muros da FOP

Na última quinta-feira, 24 de março, três profissionais do Cepae-FOP-Unicamp, as Cirurgiãs-Dentistas Maria Eduarda Werneck Cavalcante e Natália Félix Braz e a Supervisora Clínica Júlia Dias Silvestre Vaz Pinto, estiveram na APAE - Piracicaba representando o Cepae.

À convite da APAE, as dentistas foram conversar com os alunos sobre a importância da saúde bucal e estratégias de prevenção, tais como as técnicas de escovação e de uso do fio dental e o cuidado com a dieta, visando não somente a prevenção da cárie, mas também estimulando uma alimentação balanceada.

A APAE tem cerca de 90 alunos, com idade entre 6 e 65 anos, com deficiências intelectuais e múltiplas (autistas, pessoas com síndrome de down e paralisia cerebral). Divididos em turmas, todos os alunos e professoras da instituição receberam informações e puderam tirar suas dúvidas com as Dentistas. Além disso, os alunos receberam kits contendo pasta e escova de dente e um panfleto informativo. A professora Rosana Possobon, Coordenadora do Cepae, elogiou a atuação das profissionais de sua Equipe e também a iniciativa da APAE: “Achamos louvável a iniciativa da APAE em procurar ampliar o conhecimento de alunos e professores sobre o tema saúde bucal”. As profissionais apresentaram as informações utilizando manequins e material ilustrativo, o que ajuda na compreensão e apreensão do conteúdo. De acordo com a Coordenadora Pedagógica da APAE, Márcia Juliana Zulini “as dentistas realizaram orientação sobre saúde bucal, explicando e reforçando para os alunos o quanto é importante uma boa escovação diária. A orientação foi feita de sala em sala e os alunos gostaram bastante”.

Segundo a professora Rosana, a visita à APAE foi mais uma das atividades extra-muros que a Equipe do Cepae participa: “As orientações preventivas precisam ser levadas ao maior número de pessoas possível”. A Coordenadora Márcia resume: “É muito importante termos parcerias de pessoas como elas do Cepae, pois nos ajudam na melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência”.