Segunda, 02 Maio 2022 16:21

Cepae integra o Comitê Municipal de Aleitamento Materno

O Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável de Piracicaba – SP, coordenado pela CPAN (Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição), tem como objetivo contribuir para que o Aleitamento Materno e a Alimentação Saudável na primeira Infância sejam Promovidos, Protegidos e Apoiados. Compõem esse Comitê, além do CPAN, os seguintes setores e instituições: Atenção Básica, Centro Especializado de Saúde da Mulher (CESM), Pediatria, Centro de Atenção à Saúde do Adolescente de Piracicaba (Casap), Departamento de Vigilância em Saúde (VISA), Banco de Leite Humano do Hospital Fornecedores de Cana, Maternidade do Hospital Santa Casa, Maternidade do Hospital Unimed, Maternidade do Hospital Fornecedores de Cana, Secretaria Municipal de Educação (Merenda escolar/Saúde do escolar), Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), as Universidades Anhanguera, Unimep e Anhembi, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Pastoral da Criança, Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, Área Técnica de Saúde Bucal, Pacto para redução da Mortalidade Materno Infantil, Instituto MamAção e Nutrindo laços, Programa Criança Feliz e Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (ACIPI). O Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais – Cepae representa a Faculdade de Odontologia de Piracicaba - Unicamp neste Comitê.

As ações deste Comitê são voltadas às gestantes, puérperas, lactantes, lactentes e crianças até 2 anos, justamente o público atendido pelo Cepae. “A participação neste Comitê é a oportunidade de expandir as ações do Cepae para além dos muros da FOP e de poder conhecer as experiências dos diversos setores que trabalham em prol do aleitamento materno na nossa cidade”, ressalta a professora Rosana F. Possobon que, junto com a Doutoranda Fernanda Gabriele da Costa Raven, Supervisora do Cepae, participa das reuniões em nome do Cepae. “Acredito que o trabalho deste Comitê terá um impacto bastante positivo nos índices de aleitamento materno no município. Há muitos profissionais engajados, trabalhando pelo mesmo objetivo”, comenta Fernanda. Este Comitê se prepara agora para uma atuação ostensiva durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que será de 1 a 7 de agosto deste ano.