Terça, 21 Junho 2022 03:26

Ricardo Della Coletta recebe o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Helsinque – Finlândia

apresentacaoO professor Ricardo Della Coletta, do Departamento de Diagnóstico Oral, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, recebeu o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Faculdade de Medicina, da Universidade de Helsinque, na Finlândia. Na cerimônia de entrega, que aconteceu no dia 10 de junho, no the Great Hall of the University Collegium, 10 doutores, de diferentes áreas, foram nomeados com o título. Professor Coletta foi o único representante da América Latina a receber a honraria e o primeiro brasileiro, ao longo de todas as edições.

A cerimônia, que acontece a cada cinco anos, teve início em 1832. Neste ano foi realizada a 15a edição. A cerimônia tem como objetivo saudar recém-doutores formados no referido período, comemorar o jubileu de ouro dos doutorados, cujo título foi concedido por aquela universidade, e outorgar o título de Doutor Honoris Causa. Neste último, a cada ano são selecionados um ou dois doutores para receber a honraria.

A Universidade de Helsinque é uma instituição de ensino superior localizada na cidade de Helsinque, Finlândia. É a principal e mais antiga universidade do país, sendo internacionalmente reconhecida como uma das principais universidades mundiais com liderança em ensino e pesquisa. Foi originalmente fundada na cidade de Turku, em 1640, então parte do Império Sueco, como a "Real Academia de Turku". Porém, foi transferida para Helsinque em 1829.

Para Professor Coletta, o título representa a valorização e o reconhecimento do seu trabalho. “Identificaram que minhas atividades de pesquisa contribuem internacionalmente para o avanço do conhecimento sobre o câncer oral. Mesmo enfrentando inúmeras dificuldades, a honraria é um estímulo para continuar contribuindo com a ciência”, disse.

A escolha do nome do docente para receber a honraria se deu principalmente pela colaboração, nos últimos dez anos, com pesquisadores finlandeses no desenvolvendo vários projetos de pesquisa, sendo coautor de vários artigos citados em importantes revistas científicas, e pelo trabalho desenvolvido na área de biologia do câncer oral, particularmente, relacionado ao contexto genético e molecular do câncer oral, sua progressão e o prognóstico do paciente.