Quarta, 13 Julho 2022 14:49

Liga de Cirurgia volta a ser realizada de forma presencial

dsc 1884 01Após dois anos sendo realizada em formato online, a “Liga de Cirurgia”, organizada pela área de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, voltou a ser oferecida de forma presencial, na noite dessa quinta-feira (14). Com casa cheia, o professor Eduardo Dias Andrade falou a alunos de graduação, pós-graduação e cirurgiões dentistas sobre o uso indevido de antibióticos, o que tem contribuído para o aumento da resistência bacteriana. Os medicamentos são prescritos por dentistas, médicos, utilizados na agropecuária, além da automedicação dos pacientes. A palestra serviu como motivação para que dentistas mudem o comportamento, para valorizar e prescrever antibióticos com extrema responsabilidade. O professor mostrou situações nas quais o medicamento é indicado e situações quando o antibiótico não deve ser indicado.

Com nos anos anteriores, o evento foi gratuito. Na entrada foi arrecadado um quilo de alimento não perecível, que será doado a Associação de Assistência Social Betel – “Lar Betel”. Trata-se de uma entidade sem fins econômicos, que atende atualmente cerca de 90 idosos residentes. A Instituição tem como finalidade auxiliar pessoas idosas reconhecidamente necessitadas, a partir dos 60 anos, sem distinção de cor, raça ou crença religiosa, amparando-as moralmente em regime integral. Além de alojamento, roupas e alimentação, oferece assistência nos campos de lazer, saúde e cultura, contribuindo assim para a melhoria das condições de reintegração social e qualidade de vida do idoso acolhido.

A Liga da Cirurgia da FOP/UNICAMP promove encontros semanais com alunos do curso de graduação. Iniciada em 1998, tem como proposta debater temas relacionados a área, tais como: cirurgia bucal, trauma facial, tratamento de patologias do complexo maxilo-facial, reconstrução dos maxilares e implantodontia, distúrbios da ATM e cirurgia ortognática. As atividades são realizadas sob a coordenação do Professor Márcio de Moraes, sendo hoje uma disciplina extracurricular.