Segunda, 18 Julho 2022 11:33

Aluna da FOP-Unicamp é finalista na “II Olimpíada Brasileira de Fisiologia”

Sarah Ackel Müller Ferreira, aluna da turma 64 de graduandos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, é finalista da “II Olimpíada Brasileira de Fisiologia”, que acontece entre os meses de junho e julho de 2022. No ano passado, ela foi a vencedora da competição.

O evento é uma realização da Comissão de Ensino de Graduação da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) em parceria com o grupo GEN e ADInstruments. O objetivo desta Olimpíada é incentivar e promover o estudo de Fisiologia no Brasil e o envolvimento de estudantes em atividades acadêmico-científicas. Os três primeiros colocados receberão certificados, três livros impressos do Grupo GEN, camiseta da empresa ADInstruments e serão inscritos para o congresso da SBFIs, que ocorrerá em 2023.

Alunos da FOP têm se destacado em concursos que abordam temas referente a fisiologia. Tanta dedicação se deve ao apoio recebido dos docentes da área - os professores Fernanda Klein Marcondes, Michelle Frans Montan Braga Leite e Yuri Costa. Lúcia Aiko Yasumura Tengan, aluna do segundo ano, foi a única estudante da América Latina a chegar as fases finais (7o lugar) no concurso de música organizado pela Sociedade de Fisiologia, Departamento de Fisiologia, Faculdade de Medicina da Universidade da Malásia. Os candidatos escolheram entre as temáticas: Fisiologia Humana e Neurotransmissores. Lúcia, que foi a única aluna classificada representando a América Latina, compôs música, cuja letra retrata a passagem do alimento pelo sistema gastrointestinal. O evento aconteceu no final de 2021 em formato online. O resultado foi divulgado no início de 2022. A competição visa à promoção da transferência de conhecimentos e competências relacionadas com a área da Fisiologia.

“Estar novamente entre os finalistas da Olimpíada Brasileira de Fisiologia é para mim motivo de grande satisfação, e é resultado não apenas da minha dedicação aos estudos, como também do ensino de excelência da FOP. Sem dúvida, a orientação dos professores ao longo do curso foi essencial para que eu adquirisse os conhecimentos que me possibilitaram obter um bom desempenho”, disse Sarah Ferreira.

A professora Fernanda Klein Marcondes falou sobre o desempenho da Sarah nos eventos que participou sobre fisiologia. “Nós, professores de Fisiologia da FOP, ficamos muito contentes pela classificação da aluna Sarah Ackel para a fase final. Sarah foi uma aluna que se destacou nas disciplinas Biociências I e II, no primeiro ano, demonstrando sempre muito interesse e curiosidade pelos temas estudados em Fisiologia. No ano passado, ela venceu a 1a edição desta Olimpíada e sua classificação para a fase final este ano nos enche de orgulho e nos estimula a continuarmos aprimorando os métodos de ensino e avaliação que temos utilizado nas aulas de Fisiologia geral e oral ao longo do curso de Odontologia, sempre relacionando os temas estudados a situações clínicas ou do dia-a-dia. Temos utilizado diferentes metodologias ativas de ensino e, por meio da análise da opinião dos alunos, verificamos o que deve ser mantido e  o que podemos melhorar. Esperamos que nos próximos anos, mais alunos da FOP participem da Olimpíada Brasileira de Fisiologia!”, conta.