Segunda, 01 Agosto 2022 15:26

Programa de Pós-graduação em Estomatopatologia da FOP tem atuação destacada em Congresso de Patologia

O Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp teve atuação destacada no “47o Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral”, realizado entre 12 e 15 de julho, na cidade de Tiradentes. Das seis menções honrosas oferecidas, a FOP recebeu 4. Isso demonstra a alta qualidade científica produzida pelo corpo docente e discente do Programa.

imagem 3O aluno de Doutorado Lucas Lacerda foi premiado com o trabalho intitulado "Machine Learning in the Diagnosis of Follicular Lymphoma" na categoria de Banner Científico sob a orientação dos professores Pablo Agustin Vargas e Alan Roger Santos-Silva, e coautoria das alunas Anna Luiza Damaceno Araújo e Viviane Mariano da Silva, e dos professores Marcio Ajudarte Lopes e Matheus Cardoso Moraes. O projeto trata-se do desenvolvimento de uma técnica de "Machine Learning" capaz de diferenciar os linfomas foliculares e as hiperplasias foliculares de cavidade oral, orientando os patologistas no diagnóstico desse grupo desafiador de lesões.

imagem 4O aluno de Mestrado Caique Mariano Pedroso foi destaque com o trabalho “Smokeless tobacco use and association with head and neck cancer and leukoplakia in Pan-American region: A meta-analysis”, na categoria de Painel Científico, sob a orientação do professor Alan Roger Santos Silva e coautoria de Ana Gabriela Normando, Cristina Saldivia e Márcio Ajudarte Lopes. O estudo visou analisar a prevalência do uso do tabaco sem fumaça na população pediátrica e adulta residentes no contexto Pan-americano, como também, observar a associação do uso com o desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço (CCP) e desordem potencialmente malignas. Os países como Brasil, Venezuela, Estados Unidos, Canadá, Colômbia e República Dominicana, juntos, indicam um alto consumo de tabaco mascado e com evidência moderada quando associado o uso ao desenvolvimento de CCP em adultos. Os resultados sugerem que intervenções para redução da exposição ao tabaco sem fumaça devem ser implementadas na região Pan-americana.

imagem 2Foi premiado também o estudo da aluna de doutorado Larissa Tinô. Com o título “Secretory Carcinoma of the Upper Lip: A Rare Tumor”, o trabalho concorreu na categoria Apresentação Oral de Caso Clínico sob orientação da professora Sônia Maria Soares Ferreira (CESMAC/AL), que em parceria com a patologia da FOP/UNICAMP realizou o diagnóstico deste caso. A coautoria do trabalho inclui ainda os alunos Amanda Almeida Leite e Paulo Victor Penafort, além de Renata d'Andrada Tenório Almeida Silva, Catarina Rodrigues Rosa de Oliveira e professor Ricardo Luiz Cavalcanti Júnior. O carcinoma secretório trata-se de um tumor raro das glândulas salivares que pode representar um desafio diagnóstico ao estomatologista e ao patologista oral.

imagem 1Destaca-se ainda, o estudo conduzido pelo aluno de Doutorado, Gustavo de Souza Vieira, intitulado "HPV-Related Multiphenotypic Sinonasal Carcinoma: An Aggressive And Challenging Case Report". Ele foi premiado na categoria Apresentação Oral de Casos e Série de Casos Clínicos, sob orientação da professora Fernanda Viviane Mariano. O caso trabalho teve como coautores o professor Carlos Takahiro Chone, a aluna Katariny Parreira de Oliveira Alves e a professora Albina Altemani. Esta lesão foi recentemente descrita como uma nova entidade pela 5a Edição da Classificação de Tumores de Cabeça e Pescoço da Organização Mundial da Saúde (OMS) dentre os Carcinomas da região Sinonasal e representa um desafio na rotina diagnóstica pela sua multiplicidade de apresentações morfológicas.