Quarta, 14 Setembro 2022 10:34

Profa. Dagmar Queluz recebe “Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz – edição 2022”

Escrito por

A professora Dagmar de Paula Queluz, da área de Orientação Profissional, do Departamento de Ciências da Saúde e Odontologia Infantil, recebeu o “Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz" – edição 2022 pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O prêmio reconhece o desempenho acadêmico excepcional a aqueles que tenham se destacado nas suas funções de docência e pesquisa, sendo concedido mediante avaliações dos relatórios de atividades. Cada unidade de ensino e pesquisa indica um premiado por ano. Os premiados são selecionados por especialistas externos à Unicamp, após várias etapas de exame. 

A docente falou da importância em ter sido contemplada com o prêmio. “Fico extremamente feliz por ser agraciada com o Prêmio Zeferino Vaz, sendo motivo de grande alegria e reconhecimento, pela dedicação integral que tenho ao Ensino, Pesquisa e Extensão. Se trata de motivo de grande satisfação e honraria. Procuro fazer com que o ensino seja agradável, interativo e dinâmico. Busco estimular os alunos (ensino médio, graduação, pós-graduação) a desenvolverem não apenas conhecimento teórico e prático ligado à sua formação profissional, mas também a desenvolver senso crítico, valores morais e éticos; criando possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Temos de fazer a diferença em nosso meio, sendo instrumento de transformação na comunidade. O Prêmio Zeferino Vaz 2022, juntamente, com o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação que recebi em 2012, coroam a minha vida acadêmica e institucional na FOP-Unicamp”, relata Professora Dagmar.

Ela faz questão de dividir esse reconhecimento com seu filho Thiago, seus pais (Décio e Darcy), seus irmãos (Décio, Denise e Daniela), Wlademir, além de familiares.
Ela lembra ainda do período que conviveu com o Professor Edy Franceschi Piedade, que deixou saudades. “Também gostaria de agradecer ao meu orientador de doutorado Professor José Roberto Lovadino. Ambos foram grande seres humanos e docentes especiais que ajudaram a construir a FOP-Unicamp. Agradeço também ao Professor Eduardo Hebling da área de Orientação Profissional. Tenho o privilégio de conviver e aprender com um grupo seleto de docentes que são referências nacionais e internacionais nas áreas as quais atuo”, destaca.

“Para finalizar, gostaria de compartilhar o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz com todos meus alunos de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado, e os servidores das áreas onde atuo, com os quais tenho tido o prazer de trabalhar durante minha vida acadêmica aqui na FOP”, relata Professora Dagmar.

Professora Dagmar possui graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP, Especialização em Odontologia do Trabalho, Especialização em Saúde Coletiva, Especialização em Dentística, Especialização em Ergonomia, Mestrado - Master of Sciences in Public Health (MSPH) - University of South Carolina - Columbia SC – EUA, Doutorado em Clínica Odontológica na Área de Dentística pela Unicamp. É docente na FOP-Unicamp de 1994 até o presente, Editora da Brazilian Journal of Oral Sciences (2001 a 2017), Coordenadora dos Cursos Profissionalizantes de TSB e ASB da Unicamp (1998-2005), agraciada com o Diploma e Medalha de Honra ao Mérito Dr. Luís Cesar Pannain na especialidade de Odontologia do Trabalho em 2008, e diversos cargos administrativos e premiações. Residiu nos EUA de 1989 a 1993 desenvolvendo estudos (técnico-científicos) e estágios (clínicos); tendo desenvolvido estágios em consultório odontológico (1989 a 1991); em programa de residência no Meriter Hospital (1990 a 1991), ambos em Madison WI; e em programa de residência no Richland Memorial Hospital – Columbia SC (1992 a 1993).