Quinta, 22 Setembro 2022 07:43

Interesse dos alunos por estágio no Cepae cresce a cada ano

dsc 2400 01Teve início no último dia 14 (4ª f) mais um oferecimento da Disciplina Optativa “Atuação Interdisciplinar Precoce em Saúde I (DO-127)” para os alunos do segundo ano (Turma 65) de graduação da FOP-Unicamp. Essa é a primeira das 7 disciplinas optativas que são oferecidas pela Área de Psicologia Aplicada para quem quer atuar no Cepae.

A Coordenadora do Cepae, Profª Rosana Possobon, ressalta que a procura pelo Cepae tem crescido a cada ano: “Todos os anos, recebemos entre 30 e 50 matrículas na primeira das sete disciplinas optativas oferecidas no Cepae. Neste ano, 67% dos alunos segundo ano (T65) se interessaram e estão cursando esta disciplina, que é totalmente teórica”.
As aulas desta disciplina abordam todas as Etapas do Programa de Atenção Precoce em Saúde oferecido pelo Cepae. Os alunos que se identificam com a área e desejam saber mais sobre a atuação interdisciplinar preventiva precoce, matriculam-se nas Disciplinas seguintes, podendo ficar até o 10º semestre da Graduação em contato com a Equipe do Cepae, composta por Dentistas, Psicólogos, Nutricionistas, Fonoaudiólogos, Enfermeiros e uma médica Otorrinolaringologista.

AS 7 Disciplinas optativas são organizadas de tal forma que o aluno faz uma imersão gradualmente mais aprofundada no Ceape, partindo da teoria e observação à prática clínica e educacional.

“Eu atribuo o interesse cada vez maior dos estudantes em participar do Cepae ao seu desejo de ampliar os conhecimentos sobre a interação Odontologia e as demais áreas. Os futuros profissionais já se deram conta de que a atenção integral e, portanto, potencialmente mais eficiente ao paciente demanda um olhar ampliado, possibilitado pela aquisição de saberes que vão além da Odontologia”, destacou a Coordenadora.

A aluna Larissa Schultze Possenti falou sobre sua experiência nas aulas teóricas do Cepae: “Participar do CEPAE é uma experiência extracurricular muito importante para a minha formação. As aulas teóricas fundamentam lições que tenho certeza que levarei por toda a minha carreira. Elas nos mostram que é preciso ampliar nosso campo de visão e enxergar como é importante ver o paciente além do processo saúde-doença.

O acesso ao Cepae pode ser feito pelos alunos da FOP, desde que iniciem já no segundo ano da graduação, e também aos profissionais já graduados, pelo ingresso no Curso de Especialidade Profissional gratuito oferecido pelo Cepae, cujo processo seletivo encontra-se com inscrições abertas.