Segunda, 26 Setembro 2022 06:40

FOP tem atuação destacada na 39ª Reunião Anual da SBPqO

premiadosA Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, novamente, teve atuação destacada na 39ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), realizada entre os dias 7 e 10 de setembro de 2022, na cidade de Campinas.

O evento acontece anualmente e representa a mais importante reunião de pesquisa em Odontologia do Brasil, discutindo estudos e resultados de grande impacto na comunidade científica. É o primeiro evento presencial, pós pandemia, no qual foram apresentados cerca de 2400 trabalhos de todas as regiões do Brasil.

O professor Valentim Adelino Ricardo Barão, da área de Prótese Total da FOP, assumiu a presidência da Sociedade. De acordo com o professor Barão, ter um representante da FOP como presidente da maior sociedade de pesquisa odontológica do país é muito importante para a expressão da Faculdade no cenário nacional. “Sou um dos mais jovens presidentes da sociedade. Isso mostra reconhecimento do meu trabalho e é motivo de muito orgulho. Tenho aspirações na minha vida acadêmica e acredito que fui muito influenciado pela professora Altair Antoninha Del Bel Cury, que ocupou esse mesmo cargo entre 2014 e 2016. Fui convidado por ela para fazer parte da diretoria durante sua gestão e isso me deu confiança para seguir no caminho”, disse.

Prof. Barão é Livre Docente pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (USP) na área de Prótese Total. Atualmente, é Professor Associado na FOP-Unicamp, na área de Prótese Total e Coordenador Geral dos Programas de Pós-Graduação da FOP. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica (Capes 7) da FOP e Assistente Técnico de Apoio à Pesquisa junto à Coordenadoria de Pós-Graduação da FOP.

Abaixo trabalhos de alunos da FOP premiados no congresso:

Menção Honrosa na categoria Painel Aspirante

Área 10 - Implantodontia

Título do Trabalho: Confiabilidade de falha e distribuição de tensões de implantes extracurtos de diâmetro largo reabilitados com coroas unitárias

Apresentação: Vanessa Felipe Vargas Moreno

Orientadora: Profa. Dra. Raissa Micaella Marcello Machado

Co-autores: Rafael Soares Gomes, Edmara Tatiely Pedroso Bergamo, Michele Costa de Oliveira Ribeiro, Gilda Rocha dos Reis Neta, Estevam Augusto Bonfante, Altair Antoninha Del Bel Cury.

2 - Menção honrosa na categoria Painel Aspirante:

Área 10 - Implantodontia

Título do Trabalho - Pilar de cicatrizaçāo com campo elemagnético pulsado: uma estratégia alternativa para o controle do biofilme peri-implantar.

Apresentação: Raphael Cavalcante Costa.

Orientador: Prof. Dr. Valentim Adelino Ricardo Barāo.

Co-autores: Victória Lopes Abdo, Belén Retamal-Valdes, Martinna Bertolini, Magda Feres, Jamil Awad Shibli, Joāo Gabriel Silva Souza.

3 - 1o lugar na categoria Painel Iniciante - Prêmio Myaki Issáo

Área 10 - Implantodontia

Título do trabalho - Valiaçāo de superfícies para implantes dentários obtidas por manufatura aditiva e tipo SLA.

Apresentação: Thais Terumi Sadamitsu Takeda.

Orientador: Prof. Dr. Valentim Adelino Ricardo Barāo.

Co-autores: Maria Helena Rosy Borges, Joāo Gabriel Silva Souza, Martinna Bertolini, Jamil Awad Shibli, Raphael Cavalcante Costa.

4 - Menção honrosa na categoria Painel Aspirante

Área 7 - Imaginologia

Título do Trabalho: Análise objetiva para a detecção da anquilose dentária em imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico.

Apresentação: Luciano Augusto Cano Martins

Orientador: Prof. Dr. Matheus Lima Oliveira.

Co-autores: Danieli Moura Brasil, Deborah Queiroz Freitas.

5 - Menção honrosa na categoria Painel Aspirante

Área 7 - Imaginologia

Título do trabalho: Influência do uso excessivo de uma placa de fósforo fotoestimulável no diagnóstico de lesões de cárie proximais: um estudo in vitro.

Apresentação: Débora Costa Ruiz

Orientador: Prof. Dr. Francisco Carlos Groppo

Co-autores: Amanda Farias-Gomes, Rocharles Cavalcante Fontenele, Hugo Gaêta Araujo, Deborah Queiroz de Freitas.

6 - Menção Honrosa na Categoria Painel Aspirante

Área 5 - Dentística

Título da Trabalho: Clareamento de consultório com géis experimentais incorporados com nanopartículas de dióxido de titânio co-dopadas com flúor e nitrogênio.

Apresentação: Matheus Kury

Orientadora: Profa. Dra. Vanessa Cavalli Gobbo

Co-autores: Mayara Zaghi Dal Picolo, Rochele Hiers, Daniel Zhao, Sharukh Khajotia, Fernando Luís Esteban Florez.

7 - Menção Honrosa na Categoria Painel Iniciante - Prêmio Myaki Issáo

Área 5 - Dentística

Título do trabalho: Efeito da nano-hidroxiapatita nas lesões de mancha branca artificiais após tratamento clareador com peróxido de carbamida a 10%.

Apresentação: Amanda Cristina Brezolini da Freiria

Orientadora: Profa. Dra. Débora Alves Nunes Leite Lima

Co-autores: Mariangela Ivete Guanipa Ortiz, Danielle Ferreira Sobral de Souza, Simone Gomes de Oliveira, Flávio Henrique Baggio de Aguiar.

8 - Menção Honrosa na Categoria Painel Aspirante

Área 7 - Imaginologia

Título do trabalho: O tamanho do voxel e a aplicação de filtros influenciam o diagnóstico de alterações morfológicas condilares em imagens de TCFC?

Apresentação: Matheus Sampaio de Oliveira

Orientadora: Profa. Dra. Deborah Queiroz de Freitas

Co-autores: Larissa de Oliveira Reis, João Pedro Antunes dos Santos Corvini, Hugo Gaêta Araujo, Matheus Lima de Oliveira.