Morre aos 82 anos o professor da FOP Fausto Bérzin

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp decretou luto oficial de três dias pela morte, nessa terça-feira (18), do professor aposentado da área de Anatomia, departamento de Biociências, Fausto Bérzin. Seu corpo será velado na quarta-feira (19), das 8 às 14 horas, no Memorial Metropolitano de Piracicaba, localizado na rua Cajobi, 326. O sepultamento será no Cemitério Municipal de Nova Odessa, às 16h30.

Natural de Rio Claro, crítico, culto e profundo conhecedor de obras de arte, o professor sempre esteve à frente do seu tempo. Foi o primeiro o prefeito (coordenador) do Campus e responsável pela arquitetura arrojada e construção do atual prédio da FOP. Fausto foi pioneiro na elaboração de vídeos didáticos - há 40 anos -, responsável pelo reflorestamento da Rua do Porto - ponto turístico de Piracicaba – e pelo Bosque da FOP.

Carismático com os alunos, característica que lhe rendeu diversas homenagens, formou diversos professores, que hoje atuam nas mais importantes universidades do País. Diferenciado, deu importante contribuição para área de eletromiografia – técnica que analisa a atividade muscular. Em 2020, comemorou a expressiva marca de 100 teses sob sua orientação, informou o professor Sérgio Roberto Perez Line, seu ex-aluno e que atuou por muitos anos ao seu lado.

Bérzin é graduado em Odontologia pela FOP-Unicamp (1966), realizou Especialização em Anatomia pela Universidade de São Paulo (1970) e obteve o título de Doutor em Ciências, pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (1974). Docente da área de Anatomia da FOP/Unicamp desde 1968, aposentou-se em 2010, como professor Titular, e atualmente, era Professor Colaborador, mantendo suas atividades de pesquisa e orientação, em eletromiografia e neurociências, no Programa de Pós-Graduação em Biologia Buco-Dental.

Entrevista com o Prof. Dr. Fausto Bérzin