Quinta, 10 Novembro 2022 09:44

Aumento dos casos de Covid-19: Comissão de Biossegurança da FOP alerta para a manutenção dos cuidados e para o uso de máscaras

Nas últimas semanas, tem sido registrado um aumento dos casos positivos de Covid-19 e o surgimento de novas variantes do vírus em diversas regiões do nosso país. Em Piracicaba, dos dias 29/10 a 04/11, segundo a Secretaria de Saúde, foram registrados 125 novos casos, com média de cerca de 20 casos por dia, e, 01 óbito, de uma mulher, de 62 anos, que havia tomado as três doses da vacina.

Segundo o Prof. Eduardo Hebling, presidente da Comissão de Biossegurança da FOP/UNICAMP, esse caso de óbito destaca o fato de que as pessoas não estão ainda totalmente seguras. Mesmo tendo tomado as três doses iniciais da vacina ou mesmo já tendo sido contaminado com o vírus, a imunidade não é de 100%, como ocorre com vacinas de outras doenças.

É importante relembrar, destaca o professor, que o uso de máscaras na área que envolve as clínicas 1 e 2 da faculdade e nas demais clínicas ainda é obrigatório, tanto para os pacientes quanto para alunos, pós-graduandos, docentes e funcionários. Dentro do ambiente clínico, o uso do respirador, mais eficiente do que as máscaras, é obrigatório para todos os envolvidos no atendimento, sejam alunos, docentes, pós-graduando e funcionários. “Os alunos devem enfatizar para aos pacientes e responsáveis, quando do agendamento ou confirmação da consulta, a importância e a obrigatoriedade do uso da máscara para todos que vierem para o atendimento e seu uso na sala de espera”, completa o docente.

Nos últimos dias, as variações atípicas de temperaturas têm aumentado os casos de gripe, resfriados e rinite entre as pessoas que circulam na faculdade. Para esses casos, é recomendado que a pessoa utilize máscara, de forma contínua, inclusive dentro da sala de aula e laboratórios. “Temos que ser menos egoístas e pensar no próximo e no coletivo, se perceber que está com sintomas de gripe, resfriado ou rinite, com tosse, prurido (coceira) no nariz, olhos ou garganta, coriza, espirros e congestão nasal, não deixe de usar, de forma contínua, a sua máscara”, reforça o professor.