Quarta, 30 Novembro 2022 08:51

Discentes da FOP apresentam resultados de pesquisas em evento promovido pelo EA2

O Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)2 promove o curso “Impactos da Pandemia ao Ensino de Graduação” nos dias 29 e 30 de novembro, em formato presencial e online. Interessados poderão se inscrever no endereço:  https://forms.gle/YUzmvLiMXtaFgXp29

A estudante Yasmin Inácio de Oliveira, aluna de iniciação científica, apresentou os resultados da pesquisa “Impacto da Pandemia COVID-19 no atendimento clínico relacionado em Odontopediatria de uma instituição pública brasileira”. O estudo teve coautoria da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, área de Odontopediatria, Carla Marinho Barreto Gois, e orientação da professora Fernanda Miori Pascon.

O estudo “Impacto da pandemia de COVID-19 no curso de graduação da Faculdade de Odontologia de Piracicaba” foi apresentado pelo aluno de iniciação científica Matheus José Bortolotto, sendo coautor o aluno de Pós-Graduação da área de Endodontia Paulo Henrique Gabriel e orientação da professora Adriana de Jesus Soares.

O retorno às atividades presenciais após quase dois anos de distanciamento social vem impondo desafios consideráveis aos educadores em todos os níveis de ensino, exigindo que demandas anteriores à pandemia, bem como aquelas surgidas ao longo do período de ensino remoto emergencial (ERE), sejam trabalhadas nos cenários atuais. Diante das situações vivenciadas por diferentes Instituições de Ensino Superior entre 2020 e 2021, organizamos o evento denominado “Impactos da Pandemia no Ensino de Graduação” com o intuito de compartilharmos problemas enfrentados e estratégias desenvolvidas para superá-los. O evento ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro de 2022 na Universidade Estadual de Campinas e contará com mesas compostas por representantes de instituições públicas e estudantes bolsistas de iniciação científica que apresentarão, respectivamente, diagnósticos de gestão e resultados de pesquisas realizadas sobre o tema. Dessa forma, pretendemos discutir os desdobramentos do período de ERE e construir conhecimentos acerca de processos de ensino e aprendizagem nos cursos de graduação em nossas universidades.