Quinta, 15 Dezembro 2022 14:31

FOP recebe feira de projetos de Iniciação Científica

Jornal de Piracicaba (14/12/2022)

A F O P ( Faculdadede Odontologia de Piracicaba), da Unicamp, recebeu ontem (13) a feira de projetos do Pibic-EM (Programa de Iniciação Científica do Ensino Médio). O programa tem como objetivo incentivar alunos de escolas públicas estaduais a darem início a projetos de iniciação científica ainda durante o ensino médio, além de estreitar os laços entre as escolas e a universidade. No total, na edição de 2022, dez projetos foram expostos no saguão da FOP.

Os trabalhos desenvolvidos são em diversas áreas de atuação dentro dos estudos da saúde e ciências biológicas. De acordo com o professor doutor Miguel Morano Jr, coordenador do projeto, esse trabalho já acontece há 15 anos, e cerca de 470 jovens já participaram do programa. Ele cita que além do desenvolvimento dos trabalhos, os alunos participantes podem ter novas noções de atuação na área escolhida e são estimulados a aprenderem sobre diversos campos da ciência e pesquisa. “A nossa faculdade é uma área de ciências da saúde, por exemplo. Mas para se formar um cirurgião dentista, existem as áreas clínica, social e básica. Aqui, esses jovens têm uma visão de mundo que é totalmente nova, que eles desconhecem. Então, aqui são mostradas novas possibilidades nos mais diversos campos da ciência”, disse.