Quarta, 14 Dezembro 2022 15:23

Volta às atividades sociais presenciais: os desafios da educação após dois anos de pandemia

Durante o período de março de 2020 a março de 2022 foram suspensas as atividades presenciais comunitárias dos alunos da Profa. Dagmar do Departamento de Ciências da Saúde e Odontologia Infantil – Faculdade de Odontologia de Piracicaba Unicamp, devido a pandemia de COVID-19. Até porque as previsões apontavam para um longo curso de convivência com o novo vírus, com alternância de maior e menor isolamento social; sendo não esquecidas, apenas aguardando o retorno breve.

escola_1.jpgFoi um desafio sem precedentes para a ciência e para a sociedade, em todos os seus componentes, para o seu enfrentamento, com todas as dificuldades, nos mais diversos contextos. Exigiu inovação no exercício de novas formas de sociabilidade e de solidariedade com atividades remotas.

As atividades sociais presenciais de rotina da Profa. Dagmar faz parte de um processo educativo de construção de conhecimentos em saúde que tem como objetivo à apropriação temática pela população. A realização de ações de educação em saúde contribui para aumentar a AUTONOMIA das pessoas no seu CUIDADO.
Profa. Dagmar relata que “A educação em saúde, nas escolas ou outros espaços, é uma das formas mais frequentes de sistematização de atividades educativas, usada como uma importante ferramenta efetiva de transformação social”.

Na área da saúde as estratégias aplicadas são diversificadas e objetivam estimular a aplicabilidade do conhecimento pelo aluno, bem como, constituir uma forma de comunicação junto à sociedade, especialmente para divulgar temas relacionados à promoção da saúde. Desta forma, a aproximação universidade-comunidade, com interlocução de saberes, estabelece contribuições para o aprofundamento da cidadania, fortalecimento da autonomia e a transformação social.

Em março de 2022 houve tendência de queda no número de mortes de COVID-19, indicando que o pior momento da variante no país passou....

Frente ao melhor controle da pandemia, a equipe da Profa. Dagmar desenvolveu atividades de pesquisa e sociais. Citando algumas:qap 1

Em ABRIL de 2022 desenvolvemos atividades de pesquisa e sociais em escola de ensino médio na cidade de Piracicaba, aplicando questionário a todos os alunos e professores de ensino médio da escola, e desenvolvendo atividades sobre SAÚDE. Estiveram presentes alunos bolsistas e voluntários da Graduação (PIBIC e SAE) e do PIBIC-EM (PIBIC-EM: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio, PIBIC: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica).

image.pngEm NOVEMBRO de 2022 retornamos as ações comunitárias, e estivemos presentes com os alunos (bolsistas e voluntários) de graduação e do PIBIC-EM participando no “13º Quartel Aberto ao Público” – QAP, com a participação estimada de 1000 (mil) pessoas, compreendendo crianças com necessidades especiais e acompanhantes. O evento é realizado anualmente desde a criação da Base de Aviação de Piracicaba em 2010, e a FOP/Profa. Dagmar contribuiu desde o 1º QAP.

Em DEZEMBRO de 2022 estivemos presentes nas atividades de final de ano na escola estadual de ensino médio em Piracicaba/Vila Fátima.

Profa. Dagmar destaca “que a ação social – parte humana importante aos alunos. A FOP oferta à comunidade uma série de serviços e projetos de extensão e de pesquisa na área da saúde. Atua para incentivar a saúde bucal durante a formação de seus alunos, prestando atendimento à população e se tornando referência na formação de profissionais e no atendimento à comunidade vulnerável, tão necessária nos dias de hoje. Que superar os desafios, é preciso mobilizar os setores responsáveis pelo fortalecimento da Promoção da Saúde nas Instituições de Ensino Superior (IES), estabelecendo redes e criando estratégias, que atendam às demandas da comunidade, estimulando outras iniciativas”.