Quinta, 16 Fevereiro 2023 13:49

Professor Miguel Morano recebe título de embaixador da FOP

c72722ff 8acc 4a84 bfab 557191de495e 01O professor aposentado, Miguel Morano Júnior, da área de Odontologia Social, recebeu o título de embaixador da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp. A honraria foi entregue na reunião de Congregação realizada no dia 15 de fevereiro e se deu em reconhecimento aos 61 anos serviços prestados à Instituição. Destes, 15 dedicados especialmente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM). Atualmente, o Programa possui 44 bolsas e 10 projetos aprovados. Essa é a primeira vez que a Faculdade concede a distinção. O diretor, professor Flávio Henrique Bággio Aguiar, destacou que a dedicação de Morano deve servir de exemplo e luz pra todos.

Morano, agora, como embaixador, deverá divulgar o nome da FOP no cenário nacional. Emocionado, disse que segue a linha do professor Carlos Henrique Robertson Liberalli, instalador e primeiro diretor da FOP, que dizia, “quem trabalha não precisa ser homenageado”. “Mas, pra mim essa homenagem significa um estimulo para trabalhar ainda mais, apesar da minha idade (84 anos). Sinto que estou bem para fazer o que posso pelo outro. Na minha atuação junto ao Pibic-EM e em relação aos meus alunos de graduação, sempre fui uma pessoa que procurou promover humanamente as pessoas”, relatou.

A carreira do docente teve início com sua vinda para Piracicaba para cursar agronomia na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). Concomitantemente, trabalhava como técnico de laboratório na FOP.  Ele faz questão de lembrar do apoio recebido pelo servidor Paulo do Amaral, além dos professores José Merzel, Mathias Vitti, Cassio Odnei Garcia Munhoz Guilherme Blumen, aos quais deve toda sua formação tecnológica. Por insistência dos referidos professores, ele prestou vestibular para odontologia e foi aprovado nos primeiros lugares. Os docentes viram, ainda que precocemente, que Miguel tinha um pendor para o magistério.

Ao se formar, foi convidado pelo professor Carlos Henrique Robertson Liberalli, então, diretor, para trabalhar na disciplina de odontopediatria, como docente. Assim, no dia 16 de  julho 1968, passou a fazer parte do quadro docente da Unidade.

Após treze anos, o Ministério da Educação criou a disciplina de Ciências Sociais. Como o docente possuía formação em filosofia e pedagogia, foi chamado pelo professor Andrés José Tumang para se transferir para área de Odontologia Social. Nesse período, foi implantada a área de Educação para Saúde, onde permaneceu até se aposentar, em 4 de julho de 2003.

Contudo, o melhor ainda estava por vir. Em 2006, o professor Francisco Haiter Neto o convidou para assumir a coordenação do Pibic EM, na FOP.