Quinta, 16 Fevereiro 2023 08:38

1ª edição do curso de verão promovido pela área de Histologia e Embriologia da FOP

imagem1Entre os dias 23 e 27 de janeiro de 2023, a FOP recebeu alunos de graduação de diferentes Instituições de Ensino Superior de Piracicaba e regiões próximas, para a 1ª edição do curso de verão: Bases e aplicações de PCR e sequenciamento, promovido pela área de Histologia e Embriologia da FOP.

Durante os cinco dias, os estudantes passaram por um rodízio de palestras sobre temas básicos, como a natureza química dos ácidos nucleicos (RNA e DNA) até tópicos mais específicos como bases e aplicações das técnicas PCR, diferentes tipos de sequenciamento e bioinformática. Além de membros da FOP, houve palestras ministradas por pesquisadores externos, tais como do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética da UNICAMP, da Universidade de Oxford (UK) e da Universidade de Uppsala (Suécia). Estas duas últimas foram ministradas por videoconferência.

dsc 3089O curso contou ainda com uma carga horária prática, onde os participantes foram inseridos em procedimentos laboratoriais de biologia molecular, com supervisão dos alunos de mestrado e doutorado da área de Histologia e Embriologia do Programa de Pós-graduação em Biologia Buco-Dental. Os alunos tiveram a oportunidade de executar técnicas como purificação de DNA e RNA, eletroforese, PCR convencional e PCR quantitativa.

dsc 3105O curso ofertado na modalidade “disciplina de verão” teve como objetivos: a divulgação cientifica, introdução a algumas práticas de pesquisa laboratoriais, além apresentar para um público externo alguns laboratórios e pesquisas realizadas na FOP. A partir do mês de março/2023, dois alunos do curso de graduação em Biologia da UNESP de Rio Claro, que participaram da disciplina de verão, iniciarão um estágio na área de Histologia e Embriologia da FOP.

O curso de verão contou com o apoio das empresas: Exxtend, Omikka e Cellco.