Segunda, 06 Março 2023 11:45

FOP recepciona alunos ingressantes

Os alunos ingressantes da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp foram recepcionados na manhã desta sexta-feira, dia 3, no salão nobre Plínio Alves de Moraes. A cerimônia integra a “Calourada 2023”, que trouxe como tema esse ano “Autonomia em defesa da ciência, ciência em defesa da vida”. A recepção para os calouros da FOP teve início no dia 2, no campus de Barão Geraldo, em Campinas. A programação foi composta por atividades culturais e de recepção, em que os estudantes puderam conhecer a estrutura da Unicamp e começar a se familiarizar com a vida acadêmica.

Na sexta-feira, o diretor, professor Flávio Henrique Baggio Aguiar, além do coordenador e da vice-coordenadora de Graduação, professor Luis Roberto Marcondes Martins e a professora Carolina Steiner Oliveira Alarcon, respectivamente, deram boas vindas aos calouros. Entre os temas abordados, foi destacado o currículo integrado da Unidade, que é bastante invejado por outras faculdades de odontologia do país, disse o coordenador.

FOP é uma das mais reconhecidas faculdades de odontologia do Brasil, ocupando lugar de destaque no cenário mundial. Atualmente, ocupa a 21a posição entre os melhores cursos de odontologia do mundo. Esse é um motivo para se alegrar, visto que estamos no Brasil, onde o investimento em pesquisa é muito baixo”, relata Aguiar. Ele ainda destacou a construção do Centro Clínico Multidisciplinar, cuja conclusão está prevista para 2025 e a reforma da Clínica de Graduação, considerada modelo para as demais clínicas do país.

Na sequência, a Assistente Social Elaine Cristina Barbosa falou sobre as opções de bolsas oferecidas pelo SAE. A psicóloga Nara Zanette, do Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica da Unicamp (SAPPE) explanou sobre o objetivo do SAPPE, e informando os horários de atendimento na FOP e procedimentos para solicitação de agendamento. A professora Vânia Célia Vieira de Siqueira, representando o setor de Mentoria e o Grupo de Acolhimento, falou sobre introdução a vida acadêmica. É um trabalho, cujo objetivo é fazer com que o aluno se sinta com a sensação de pertencimento a uma Instituição tão forte como a Unicamp. A Bibliotecária Josidelma de Souza explicou sobre o funcionamento da biblioteca e os serviços oferecidos. Ainda houve um momento de descontração na apresentação da bateria da FOP, conhecida como “Bateronha”. Para encerrar as atividades, os alunos realizaram um tour pela Unidade conduzidos pelo professor Guilherme Elias Pessanha Henriques.

A caloura Ingrid Tainara Moreira da Silva disse que a recepção serviu para ter uma boa noção do que encontrará pela frente. “Gostei muito. Na quinta-feira (2), em Campinas, conhecemos um pouco da cidade Universitária. Deu pra ver o quão grande é a Unicamp. Nos sentindo bem acolhido”. Paulo Sanchez, de Cabo Verde, comentou que foi muito bem recebido, tanto pelos amigos como pelos professores. “Tenho grandes expectativas”. “Gostei muito da recepção. Achei o ambiente muito acolhedor, espero criar novas amizades e muitas oportunidades acadêmicas”, disse Giovana Rodrigues.