Sexta, 31 Março 2023 08:44

Pós-graduandas da área de Dentística apresentam trabalho em congresso internacional

Escrito por

As alunas Beatriz Sahadi, orientada do professor Marcelo Giannini e Marina Santi, orientada do professor Luis Roberto Marcondes Martins, apresentaram seus trabalhos, no formato oral ("Interactive Talk"), na 52ª Reunião  do AADOCR (American Association for Dental, Oral and Craniofacial Research), que aconteceu entre os dias 15 e 18 de março de 2023 em Portland, Oregon, EUA.

O trabalho da aluna Beatriz Sahadi, intitulado como “Effect of flavonoids on dentin-resin bonded interface and antibacterial activity” teve como objetivo avaliar o efeito de três compostos naturais (flavonóides) na resistência de união à dentina, na morfologia da união resina-dentina, e nas atividades enzimática e antibacteriana. Os compostos naturais foram aplicados, em dentina condicionada, de duas maneiras distintas: solução de tratamento pré-dentinário (primer) ou incorporados em um adesivo universal comercial. Os resultados da pesquisa mostraram que independente do modo de aplicação dos flavonóides, o uso desses compostos em dentina condicionada é uma abordagem promissora, diminuindo a degradação da união resina-dentina e estendendo a longevidade das restaurações adesivas.

Já, o trabalho da aluna Marina Santi intitulado, Characterization of human dentin substrate treated with zinc nanoparticles” teve como objetivo avaliar nanopartículas bioativas a base de zinco como pré-tratamento dentinário na resistência de união à dentina, na morfologia da união resina-dentina, e na atividade enzimática. As nanopartículas de óxido de zinco e fluoreto de zinco foram dispersas em uma solução hidroalcoólica em diferentes concentrações e aplicadas por um minuto na dentina após a aplicação do ácido fosfórico. Os resultados mostraram que essas nanopartículas não interferiram na resistência de união e possuem potencial inibitório para enzimas endógenas, diminuindo a degradação da união resina-dentina.

O sucesso na Odontologia Adesiva significa restaurações duradouras. A ausência de adesão ou retenção de uma restauração de resina composta é um problema observado por dentistas, devido à degradação dos componentes dessa união. Isso pode ocorrer em séries distintas de eventos: a primeira que começa durante a hibridização (degradação do colágeno) e a segunda que ocorre após a polimerização da resina adesiva (degradação adesiva). Ambos os eventos são responsáveis por comprometer a integridade da camada híbrida e redução da resistência dessa união resina-dentina ao longo do tempo. Sendo assim, estudos com compostos naturais e/ou sintéticos utilizados como uma abordagem para evitar a degradação das restaurações, têm sido desenvolvidos.” Afirmam as alunas.