Quinta, 13 Abril 2023 08:43

Para especialista, ameaças em escolas escondem intenção de provocar pânico

Escrito por

Considerada uma das mais importantes pesquisadoras de problemas de convivência na escola e radicalização da juventude, Telma Vinha, professora da Faculdade de Educação (FE) e pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, revela que a maior parte das mensagens veiculadas pelas redes sociais que tratam de supostos ataques em escolas tem características de um movimento organizado para causar pânico. Esses eventos, segundo o que vem sendo difundido, ocorreriam especialmente entre 12 e 20 de abril, este último, dia do massacre de Columbine e aniversário de Hitler.

A professora estuda violência extrema em escolas desde o episódio em Suzano (SP), em 2019, quando sete pessoas foram mortas. Segundo ela, muitas das mensagens com ameaças de ataques em escolas que ganharam as redes sociais nas últimas semanas, e têm preocupado autoridades, dirigentes de instituições de ensino, pais e estudantes, apresentam um padrão diferente do verificado entre adolescentes que interagem com comunidades extremistas.

De acordo com a pesquisadora, as expressões empregadas nas ameaças e as motivações das publicações diferem das utilizadas pelos jovens que cometem atentados. “Tudo indica que se trata de uma ação coordenada intencionalmente para gerar o caos, mas não temos certeza ainda, porque está sendo investigado”, afirma a professora. “Nas mensagens analisadas foram encontradas muitas fake news e nem sempre se consegue separar o falso do verdadeiro”.

Isso não quer dizer, segundo ela, que o perigo não exista. “Em nenhum momento podemos afirmar que um ataque não vá acontecer. Não existe garantia, nem mesmo em instituições que são verdadeiros bunkers – tanto que nos Estados Unidos, país com a maior indústria de segurança escolar e o mais alto índice de armas em circulação, é o lugar onde com o maior número de tiroteios em escolas. Contudo, é preciso cautela e não entrar em pânico”, exemplifica a professora. Matéria completa no Portal da Unicamp: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2023/04/12/para-especialista-ameacas-em-escolas-escondem-intencao-de-provocar-panico