Quarta, 14 Junho 2023 15:50

Springer book da FOP-Unicamp

Escrito por

Motivadas pelos desafios que milhões de pacientes enfrentam mundo afora para ter acesso a profissionais qualificados para  diagnosticar com precisão a infinidade de doenças que podem afetar a boca, orientá-los corretamente e providenciar tratamento com competência, as equipes das áreas de Semiologia (Estomatologia) e Patologia da FOP-Unicamp trabalharam em colaboração com especialistas de diversas partes do continente panamericano para preparar uma série de protocolos clínicos embasados cientificamente que amparem cirurgiões-dentistas, médicos e profissionais da saúde neste cenário desafiador. 

Preparado no formato de um livro conciso que orienta os profissionais de saúde na tomada de decisões clínicas em doenças bucais, a obra é intitulada Clinical Decision-Making in Oral Medicine e foi publicada internacionalmente, em língua inglesa, pela editora Springer Nature no mês de junho de 2023. 

Dividida em oito seções principais que incluem vinte e oito capítulos, acerca de 28 doenças bucais, a obra zela pela objetividade e fácil reprodutibilidade dos protocolos clínicos que estão organizados em aproximadamente 5 páginas por doença. Cada capítulo começa com um resumo do tópico, uma breve descrição das principais doenças que se enquadram nessa categoria diagnóstica e suas principais definições. Em seguida, são apresentadas as características clínicas, as estratégias de diagnóstico, e um protocolo de tratamento para cada doença. Além disso, os autores reuniram mais de 140 imagens clínicas de alta resolução que ilustram o livro.

Clinical Decision-Making in Oral Medicine foi desenvolvido para profissionais de saúde e médicos de várias especialidades, interessados no tratamento de pacientes com doenças primárias da boca, com repercussões bucomaxilofaciais de doenças sistêmicas e de manifestações orais de tratamentos para doenças complexas, como o câncer. Estudantes de odontologia e medicina também encontrarão muito conteúdo prático para o escopo do treinamento da assistência em saúde. 

A obra pode ser adquirida na versão online ou física (capa dura), no link

https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-031-14945-0

Clinical Decision-Making in Oral Medicine