Terça, 27 Junho 2023 09:38

Projeto de assistência a mulheres em situação de violência doméstica: “O sorriso delas de volta”.

O Serviço de Atendimento aos pacientes com Traumatismos Dentários (SATD) realiza mutirão para cadastro de mulheres e familiares para realização de serviços odontológicos. Trata-se de um projeto coordenado pela Professora Adriana de Jesus Soares, docente da área de endodontia do Departamento de Odontologia Restauradora, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, o qual realiza diagnóstico, tratamento e acompanhamento de jovens e adultos, acometidos de trauma dental. O serviço é composto por uma equipe de mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Clínica Odontológica, da área de endodontia e alunos de graduação que participam do estágio multidisciplinar em trauma dentário e Ortodontia com a participação do Prof. Eduardo Almada da área de Ortodontia.

No 2º semestre de 2021, o SATD passou a oferecer atendimento específico à esse grupo de mulheres, uma vez que os pesquisadores perceberam a necessidade de direcionar e manejar a consulta a fim de obter dados fundamentais para a decisão clínica e propiciar apoio adequado ao contexto social deste grupo de pacientes.

O SATD em parceria com a SMADS (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), e o CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) iniciou o projeto com reuniões e posteriormente com atendimentos a pacientes com necessidade de tratamentos odontológicos e também acometidos de injúrias traumáticas dentárias. As pacientes são encaminhadas e avaliadas pela equipe SATD onde recebem acolhimento e suporte voltado à integralidade da sua condição de saúde bucal e social.

O primeiro contato com um histórico de traumatismo dentário é um desafio, de modo geral, tanto para o profissional quanto para o paciente. Pacientes que se encontram em situação de violência, apresentam, muitas vezes, sentimentos como culpa, embaraço, vergonha e medo de julgamento e podem mascarar a gravidade da injúria dental ou ainda, impedir que a paciente procure/continue o tratamento odontológico, por perceber que o profissional invalida ou minimiza seu relato. Nesse sentido, o projeto tem caráter formador, no que se refere aos profissionais em formação, e assistencial à população.

Assim, diante do caráter social do projeto e com o objetivo de integrar ensino, pesquisa e extensão, o projeto foi selecionado no 1° Edital de Apoio a Curricularização da Extensão 2021/ 2022 (PROEC), possuindo temática relevante para a odontologia e à sociedade.
As consultas são pré-agendadas pela equipe e os encaminhamentos podem ser realizados através do contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..