Terça, 01 Agosto 2023 08:45

Pós-graduandos da FOP são premiados no Grupo Brasileiro de Materiais Dentários

Dois alunos de pós-graduação, orientados pelo Prof. Dr. Marcelo Giannini, foram premiados no Grupo Brasileiro de Materiais Dentários que ocorreu entre os dias 19 e 22 de julho de 2023, na UNIP – São Paulo. O doutorando Vitaliano de Araújo Gomes Neto, da área de Materiais Dentários, foi premiado com o terceiro lugar, apresentando o trabalho intitulado “Adesão e interação química de primers experimentais contendo 10-MDP e silano em uma zircônia ultra translúcida”. O trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de primers experimentais contendo MDP e silano na adesão e a interação com uma zircônia ultra translúcida, que é um material restaurador bastante utilizado clinicamente. Os resultados mostraram que os primers contendo apenas MDP apresentou-se bastante eficaz na adesão e interação química com esse material.

Já a doutoranda Beatriz Ometto Sahadi, da área de Dentística Restauradora, foi premiada com o segundo lugar, apresentando o trabalho intitulado “Efeito da aplicação de primers experimentais em dentina afetada por cárie na resistência de união, morfologia da interface adesiva e no biofilme microcosmo”. O trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de soluções, à base de compostos naturais (flavonóides), utilizadas como pré-tratamento dentinário em dentina afetada por cárie. As soluções experimentais têm como objetivo promover longevidade clínica entre dente e restauração, além de apresentar atividade antibacteriana contra o biofilme dental.

“Estar entre os três melhores trabalhos dentre mais de 260 trabalhos apresentados no maior congresso brasileiro de materiais dentários é de grande honra para nós. Receber esses prêmios é muito gratificante devido à alta relevância no meio científico no cenário nacional. Além disso, esses prêmios nos encorajam a continuar na área acadêmica, produzindo ciência com qualidade, desenvolvendo novos materiais e novas técnicas com aplicabilidade clínica”, afirmam os alunos.