Domingo, 06 Agosto 2023 08:47

Áreas de Cariologia e Odontopediatria do PPG-O recebem prêmios no congresso da IADR

Escrito por

Alunos e docentes doPrograma de Pós-graduação em Odontologia (PPG-O) da FOP-UNICAMP participaram e apresentaram trabalhos no 101° Congresso da IADR (International Association for Dental, Oral, and Craniofacial Research) realizado de 21 a 24 de junho em Bogotá, Colômbia. No evento, dois alunos de doutorado da área de Cariologia e uma docente da área de Odontopediatria do PPG-O foram contemplados com premiações.

O doutorando Leonardo Pagotto, da área de Cariologia, foi premiado com o IADR Colgate Research in Prevention Travel Award. O prêmio visa encorajar jovens pesquisadores a realizar pesquisas na prevenção de doenças bucais e facilitar a apresentação de seu trabalho à comunidade internacional de pesquisa em saúde bucal e odontológica. Em seu estudo, Leonardo avaliou se um biofilme rico em polissacarídeos extracelulares interferiria no efeito da clorexidina na desmineralização e na viabilidade bacteriana, utilizando um modelo in situ. O trabalho foi orientado pelo Prof. Antônio Pedro Ricomini com colaboração do Prof. Jaime A. Cury.

O aluno de doutorado Mateus Xavier de Queiroz, também da área de Cariologia, foi premiado com IADR Lion Dental Resarch Award for Cariology Research Group. Esse prêmio tem por objetivo apoiar melhorias nas ciências da saúde bucal por meio do estímulo de pesquisadores juniores pelo reconhecimento de pesquisas excelentes e inovadoras em ciência odontológica básica para a melhoria da saúde bucal pública. Mateus avaliou o efeito da degradação enzimática de biofilmes ricos em polissacarídeos extracelulares. O estudo foi desenvolvido em colaboração com o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo, tendo fomento Fapesp (2020/15092-1). O trabalho foi orientado pelo Prof. Antônio Pedro Ricomini com colaboração do Prof. Jaime Cury, bem como da equipe do IFSC, Prof. Igor Polikarpov, Dra. VanessaArnoldi e a doutoranda Anelyse Cortez.

A Profa Aline Castilho, docente permanente do PPG-O da área de Odontopediatria, foi premiada com o IADR Sustainability in Oral Health Research Award que reconhece pesquisas nas áreas de prevenção, atividades baseadas em evidências e terapias que promovem a saúde bucal, incluindo uma ampla gama de estudos básicos, clínicos, comportamentais e aplicados. A pesquisa, que avaliou o efeito antibiofilme de formulações semissólidas no tratamento de candidíase oral e o potencial mucoadesivo destas formulações, faz parte do projeto de pós-doutorado desenvolvido e coordenado desde 2018 pela Profa. Aline e financiado pelas agências de fomento Fapesp, CNPq e Capes. O projeto tem a supervisão da Profa Regina M. Puppin Rontani e participação dos pesquisadores e docentes do programa Pedro Luiz Rosalen e Michelle Franz Montan Braga Leite.

Links:

Premiações - https://www.instagram.com/p/CuHTQ1EO8pT/?img_index=1

Doutorando Leonardo Pagotto (Cariologia) - Prêmio IADR Colgate Research in Prevention Travel Award (https://www.iadr.org/awards/iadr-colgate-research-prevention-travel-awards)

Doutorando Mateus Xavier de Queiroz (Cariologia) - IADR Lion Dental Resarch Award for Cariology Research Group (https://www.iadr.org/awards/iadr-lion-dental-research-award)

Profa. Aline Castilho (Odontopediatria) - Prêmio IADR Sustainability in Oral Health Research Award (https://www.iadr.org/awards/iadr-sustainability-oral-health-research-award)