Sexta, 25 Agosto 2023 10:45

Cepae-FOP promoveu o seu I Fórum sobre Aleitamento Materno

Escrito por

dsc 5238Nos dias 10 e 17 de agosto, O Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais – Cepae, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP – Unicamp) promoveu o “I Fórum sobre Aleitamento Materno do Cepae”.

A Coordenadora do Cepae e Presidente deste Fórum, Prof Dra Rosana F Possobon, esclareceu que o mês de agosto é dedicado ao incentivo ao aleitamento materno: “Na primeira semana de agosto, acontece a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que este ano teve como tema os direitos das mulheres trabalhadoras que amamentam”.

Além de celebrar o “Agosto Dourado”, o Fórum também marcou os 30 anos do Cepae. Em seu discurso de abertura do Fórum, a Prof Rosana enfatizou que “ao longo destes 30 anos, passaram pelo Cepae centenas de graduandos da FOP e profissionais de Odontologia, Psicologia, Nutrição, Fonoaudiologia e Enfermagem, que se capacitaram de forma gratuita para o atendimento de crianças de 0 a 4 anos de idade, principalmente para o incentivo ao aleitamento materno, replicando posteriormente em suas clínicas o trabalho realizado no Cepae, em especial o apoio à amamentação”.

A professora destacou que o Cepae tem contribuído há 30 anos com a causa do aleitamento materno, não só pelo atendimento das famílias e pela capacitação dos profissionais de saúde, como também pelo desenvolvimento de pesquisas em nível de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, preparando docentes e pesquisadores que atuarão na formação e capacitação de outros profissionais, criando uma rede de ação em prol do aleitamento materno, contribuindo para a saúde de milhares de crianças.

“O Fórum recebeu 326 participantes presentes, somados os 3 eventos, além de diversas participações online. Foram arrecadados cerca de 200 kg de alimentos, que foram doados para a União Espírita de Piracicaba. Além disso, o Fórum inspirou e gerou alguns produtos técnicos, tais como um E-book contendo informações detalhadas sobre as leis que protegem as gestantes e as puérperas no Brasil, vídeos com informações sobre estas leis em 12 países diferentes, um PODCast e uma série de participações em rádio e TV, que serviram para divulgar não somente o Fórum e o Cepae, como também evidenciar o papel da FOP como gerador de conhecimento de fácil acesso à comunidade”, relatou a Professora.

A playlist com os eventos deste Fórum pode ser acessada pelo endereço:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLfskruMU2CnDtLAEEXrcPvL-SfdqZInv2