Quinta, 31 Agosto 2023 07:23

Moções homenageiam docentes que integram lista de melhores cientistas

De autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB) e aprovadas na 46ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (28), as moções de aplausos 145146 e 147/2023 reconhecem os professores Mário Alexandre Coelho Sinhoreti, Marcelo Giannini e Pedro Luis Rosalen, da FOP-Unicamp (Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Universidade Estadual de Campinas), por terem sido relacionados entre os melhores cientistas do mundo, segundo o portal acadêmico Research.com.

Mário, Marcelo e Pedro estão entre os 70 docentes da Unicamp que integram a segunda edição do ranking do portal com os melhores cientistas do mundo em diversas áreas do conhecimento. A posição de cada pesquisador é baseada no Discipline H-index, que considera o número de artigos e a quantidade de citações para cada disciplina examinada.

Nascido em Piracicaba, Mário graduou-se na FOP em 1991 e obteve o mestrado em 1995, o doutorado em 1997 e a livre-docência em 2001, sempre pela Unicamp. Fez pós-doutorado entre 2015 e 2022 no College of Dentistry da Universidade da Flórida, nos EUA. Em 1995, foi contratado como professor assistente da FOP na área de materiais dentários, na qual fez seu mestrado e doutorado e onde atualmente é professor titular, em concurso realizado em 2006.

Tem experiência na área de materiais odontológicos, atuando principalmente em biomineralização dos tecidos duros dentais, sistemas adesivos, compósito restaurador, materiais de moldagem e metodologias de ensaios laboratoriais. Possui 405 trabalhos publicados em revistas científicas, 6 capítulos de livros e 12 patentes. Orientou 27 alunos em mestrado, 26 em doutorado, 5 em pós-doutorado, além de 48 orientações de iniciação científica. Recebeu 33 prêmios e distinções na carreira.

Natural de Araçatuba, Marcelo graduou-se pela FOP em 1992, concluindo o mestrado em 1997 e o doutorado em 1999 em clínica odontológica. Ingressou em 1995 como docente na FOP, onde hoje é professor titular. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Materiais Dentários entre 2010 e 2014 e foi chefe do Departamento de Odontologia Restauradora de 2009 a 2010.

É autor ou coautor de 345 trabalhos de pesquisa originais desde 2000. Foi orientador e vencedor de dois Paffenbarger Awards da Academia de Materiais Dentários. Orientou 32 alunos de mestrado e 23 de doutorado e recebeu várias bolsas de órgãos governamentais brasileiros. Também atua como revisor de periódicos de alto impacto em odontologia e ciências dos materiais. Mantém consultório odontológico particular e trabalho de educação continuada.

Natural de Rio Claro, Pedro graduou-se em farmácia, com habilitação em bioquímica, pela USP (Universidade de São Paulo) em 1982 e obteve doutorado em farmacologia em 1991. Foi o primeiro coordenador do curso de farmácia da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), de 1984 a 1990, e foi contratado em 1988 como professor da FOP na área de farmacologia, anestesiologia e terapêutica.

Atualmente é professor titular aposentado da Unicamp, atuando como professor colaborador na pós-graduação em odontologia, nas áreas de farmacologia, terapêutica odontológica, cariologia, fitoquímica, ética e boas práticas em pesquisa. Também é coordenador-geral da expansão e gestão da educação em saúde da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e é membro titular da coordenação nacional do Programa Mais Médicos. Conquistou vários prêmios internacionais e nacionais e foi citado entre os 500 pesquisadores mais produtivos da América Latina, em 2021 e 2022, pela AD Scientific Index.

Matéria veiculada no site da Câmara Municipal de piracicaba