Quarta, 25 Outubro 2023 17:00

Dez pesquisadores da FOP estão entre os mais influentes da Unicamp

Dez docentes da FOP-UNICAMP estão entre os pesquisadores/cientistas mais influentes do mundo segundo o ranking elaborado pela Universidade de Stanford nos Estados Unidos. Integram a lista os professores: Brenda Paula Figueiredo de Almeida Gomes, Jaime Aparecido Cury, Caio Cezar Randi Ferraz, Valentim Adelino Ricardo Barão, Marcelo Giannini, Marlise Inês Klein Furlan, Pedro Luiz Rosalen, Ricardo Coleta, Alan Roger dos Santos e Márcio Ajudarte Lopes. Este reconhecimento é reflexo da qualidade dos cursos de Pós-Graduação, da atuação docente/discente e o suporte provido pelas agências de fomento.

O Brasil tem 1.294 pesquisadores no ranking dos cientistas mais influentes do mundo. A lista é elaborada anualmente pelo professor John P. A. Ioannidis com pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos e classifica os cientistas em suas respectivas áreas de atuação. Essa é a 5ª edição da "Updated science-wide author databases of standardized citation indicators" e foi publicada recentemente pela Elsevier, a maior editora científica do mundo.

Essa atualização da posição dos pesquisadores mais influentes do mundo considera dois rankings: a) impacto do pesquisador ao longo da carreira e b) impacto em um único ano, nesse caso o ano de 2020. O levantamento foi liderado pelo professor John Ioannidis.

A lista contempla, assim, os pesquisadores que possuem maior impacto em suas áreas de pesquisa, classificando-os a partir de dados como citações, autocitações, número de artigos publicados, índice de coautoria e citações de artigos em diferentes posições de autoria. Os cientistas também foram classificados em 22 campos científicos e 176 subcampos.