Quinta, 14 Dezembro 2023 08:00

FOP na Organização Mundial da Saúde.

O Manual da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) acerca da Prevenção do Câncer Oral está publicado on-line e disponível em https://publications.iarc.who.int/617

O lançamento oficial ocorreu na sede da Organização Mundial da Saúde (OMS), mantenedora da IARC, em Genebra, no dia 29 de novembro de 2023.

Um grupo de trabalho de 25 cientistas internacionais, que contou com a participação do Professor Alan Roger dos Santos Silva (da Área de Estomatologia do Departamento de Diagnóstico Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Universidade Estadual de Campinas), foi reunido pela IARC para analisar por meio de ferramentas de revisão sistêmica e meta-análises as evidências científicas sobre as técnicas de prevenção primária e secundária do câncer bucal.

Essa é a primeira avaliação da prevenção do câncer bucal feita pelo programa IARC Handbooks. O grupo de trabalho analisou o conjunto de evidências e forneceu diretrizes embasadas do impacto da interrupção da exposição a fatores de risco e do rastreio do câncer bucal por meio de exame clínico bucal. Além disso, esta publicação apresenta evidencias relacionadas ao impacto global do câncer bucal, a prevalência do uso de produtos que contêm tabaco e a tecnologias emergentes para o rastreamento do câncer bucal.

A capa do Handook IARC está ilustrada com uma imagem proveniente da experiência clínica da equipe de profissionais do serviço de Estomatologia (OROCENTRO) da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Universidade Estadual de Campinas. A síntese dos resultados do handbook foi antecipada no artigo "IARC Perspective on Oral Cancer Prevention" publicado no New England Journal of Medicine 2022; 387:1999-2005.

Ao comentar com a equipe de Comunicação da Faculdade de Odontologia de Piracicaba o êxito internacional deste grupo de trabalho, o Professor Alan Roger, representante latino-americano da Odontologia neste manual da IARC/OMS, mencionou que deve essa participação no manual ao privilégio de compor a equipe de profissionais da FOP-UNICAMP cujo compromisso com o progresso do ensino e da ciência odontológica, bem como da assistência clínica para pacientes com doenças da boca ultrapassa as fronteiras do país e projeta a reputação da instituição para os principais grupos de gestão em saúde do mundo.