Quinta, 14 Dezembro 2023 07:17

FOP tem participação destacada em Congresso de Cirurgia-Buco-Maxilo-Facial

Da esquerda para direita: Dr. Adriano Germano, egresso da FOP e Presidente do CBCTBMF, Dr. Eduardo Andrade, Dra. Luciana Asprino e Dr. Márcio de Moraes. Da esquerda para direita: Dr. Adriano Germano, egresso da FOP e Presidente do CBCTBMF, Dr. Eduardo Andrade, Dra. Luciana Asprino e Dr. Márcio de Moraes.

Área de Buco-Maxilo-Facial da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp tem atuação destacada no 16º Congresso Paulista de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (COPAC), realizado entre os dias 23 e 25 de novembro. O COPAC é realizado bianualmente há mais de 30 anos e teve pela primeira vez na sua história uma presidente mulher, que foi a Profa. Luciana Asprino. O evento é considerado o segundo maior congresso da área de Buco-Maxilo-Facial do Brasil, sendo o COBRAC, Congresso Brasileiro, o maior, ambos realizados pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CBCTBMF).

A Área de Cirurgia da FOP contribuiu também com atuação do Prof. Alexander Tadeu Sverzut, atual coordenador científico nacional do CBCTBMF, e do Prof. Márcio de Moraes, que foi membro da comissão científica e palestrante no 16º COPAC. Além de ter alunos da pós-graduação compondo comissão de trabalhos (Dra. Isabela Polesi) e como avaliadores de trabalhos científicos.

alunasA Dra. Maria Julia Assis Vicentin Calori, egressa da graduação, e do Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica da FOP, e atual residente em CTBMF na FOP, foi premiada em 1º lugar na categoria Pôster, com o trabalho “Aplicação de diferentes índices para categorização de prioridade e necessidade funcional em pacientes submetidos à cirurgia ortognática: estudo retrospectivo”, orientado pela Profa. Luciana Asprino.

As graduandas Débora Cintra e Milena Sergio ganharam o Desafio das Ligas Acadêmicas em 1º e 3º lugar, respectivamente, dando destaque a Liga Acadêmica de CTBMF da FOP!

Débora e Milena também apesentaram temas livres orais sob orientação dos docentes da área de Cirurgia da FOP e receberam menção honrosa pela atuação destacada nos trabalhos “Cisto ósseo simples de grandes proporções mimetizando outras lesões: relato de caso” e “Coronectomia de inclusos para prevenção de lesões sensoriais.”

Calori atribui o prêmio a equipe da área de Cirurgia da FOP. “É uma honra poder representar a FOP. Mesmo com toda dificuldade para desenvolver pesquisa no Brasil, os professores nos motivam, nos estimulam, e mostram que vale a pena. Essa premiação foi para confirmar que tudo que eles fazem pelos alunos é válido, que estamos no caminho certo. É um prêmio da área”, conta.

A professora Luciana Asprino comentou que “foi muito gratificante participar da elaboração do COPAC, junto a colegas e amigos que admira e compuseram as comissões do COPAC e “assistir” ao resultado. Foi um congresso marcado pela excelência na grade científica, cujos palestrantes foram brilhantes em compartilhar com integridade e generosidade sua experiência. O “clima” foi ótimo! De cordialidade, congregação, união e fortalecimento da nossa especialidade. Sou muito grata a todos que estiveram no COPAC! A todos os congressistas e palestrantes, membros das comissões, coordenadores, moderadores de simpósios e avaliadores de trabalhos científicos, patrocinadores e expositores. E também a todos que estiveram a trabalho (equipes de audiovisual, fotografia, secretaria executiva, segurança e etc.). Minha gratidão também a gestão atual da Diretoria do CBCTBMF pela oportunidade e confiança. Não posso deixar de destacar agradecimento ao Dr. Leonardo Faverani, coordenador científico do COPAC, que trabalhou muito além da parte científica.”

Por fim, Asprino, lembrou que o Prof. Eduardo Andrade, docente aposentado da Área de Farmacologia e Anestesiologia da FOP, “deu um show à parte” no COPAC!! Ministrou uma palestra maravilhosa, foi aplaudido de pé e os congressistas formaram fila para fotografias com o Prof. Eduardo Andrade!  “Momento de alegria e orgulho!”