Sábado, 16 Dezembro 2023 10:11

Autoras do “Manual do Professor – A Odontologia dentro das salas de aula” doam exemplares a FOP

O diretor, professor Flávio Henrique Baggio Aguiar, recebeu na manhã de sexta-feira (15), a visita das egressas da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, as cirurgiãs dentistas Grace de Castro Ferraz e Isaura Maria Ferraz Rochelle. Elas doaram à Unidade exemplares da obra:"Nossos dentes - saúde bucal, currículo escolar e transversalidade na educação básica de escolas públicas"

capaEssa obra é também resultado de pesquisa na monografia de especialização de Odontologia em Saúde Coletiva realizada pelas cirurgiãs dentistas em 2002, com orientação do professor Miguel Morano Junior, sob o título: A percepção dos professores de educação básica em Saúde Bucal (Grace Ferraz) e como se ensina Saúde Bucal na escola (Isaura Rochelle).

O manual do professor, a Odontologia dentro das salas de aula é direcionado ao educador e preenche uma lacuna importante nas ações preventivas e didático educativas nas escolas.

Nas 223 páginas, divididas em 218 capítulos, as autoras destacam e contextualizam o conteúdo de maneira clara, adequando a linguagem odontológica para o professor, o que facilita a atribuição do conhecimento nas diferentes fases cognitivas do aprendizado dos estudantes. Elas abordam temas específicos de maneira objetiva.

“Nossa proposta de trabalho é introduzir a temática Saúde Bucal no currículo escolar, de forma transversal, do maternal ao ensino médio de escolas públicas”. São escassas as produções voltadas ao professor quando relacionadas tanto aos fundamentos da temática saúde bucal quanto à forma como vem sendo aplicada. Incluindo - se os aspectos de ordem metodológica e as informações com foco no preparo dos pais para lidar com os filhos sobre tal questão. A infância é a fase da vida em que o ser humano aceita com maior facilidade medidas de transformação do aprendizado em hábito.A comunidade escolar de uma escola pública capacitada em Saúde bucal pode oferecer ao estudante a oportunidade de " viver em saúde bucal" . Esse fato, pode significar nunca ter de experimentar as doenças que tanto mutilam, contam as autoras.