Sexta, 16 Fevereiro 2024 09:10

Cursinho da FOP tem alta taxa de aprovação

O Cursinho Pré-Vestibular da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, “Pirabixo”, mantido pelos alunos de graduação, mantem elevada taxa de aprovação dos ex-alunos nas melhores universidades do país. O piracicabano Luis Eduardo Lopes Pissinato, de 19 anos, foi aprovado no curso de Engenharia Civil, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na Universidade Paulista (UNESP) de Bauru. Abaixo relação dos alunos aprovados até o momento.

“Ser aprovado em um dos vestibulares mais concorridos do Brasil foi a recompensa de todo esforço e dedicação por abrir mão de tantas coisas. Acredito que somos resultado de tudo aquilo que aprendemos. Sou o primeiro da minha família a estar em uma universidade pública e, isso, muito me orgulha. Estou bem animado e feliz”, conta. Luis Eduardo atribui a realização desse sonho aos professores que o acompanharam durante sua jornada acadêmica, em especial, aos professores que estiveram presente nessa etapa, além dos amigos, familiares e Deus em primeiro lugar, é claro. “Encontrei muito apoio no cursinho, pois os professores eram comprometidos. Apesar de ser um trabalho social, sempre tiveram muita responsabilidade, apoiada em um bom conteúdo didático”, lembra.

Luis cursou o ensino fundamental em escola pública e o ensino médio na Escola Técnica Estadual (Etec), que tem o curso técnico integrado - são cursos que se integram à organização curricular de uma Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio. Desta forma, algumas disciplinas são substituídas visando o desenvolvimento de competências básicas ao exercício de uma ou mais ocupações reconhecidas no mercado de trabalho. A necessidade de procurar um cursinho pré-vestibular gratuito surgiu da ausência de algumas disciplinas básicas no curso técnico.

As aprovações nos vestibulares mais concorridos do país é fruto de muito esforço e dedicação. Em 2023, Luiz teve uma rotina exaustiva, que se iniciava com o ensino médio, logo pela manhã, um curso técnico em eletroeletrônica no Senai, à tarde, e o cursinho Pirabixo, à noite. O desafio era organizar todas as informações e aplicá-las da melhor forma possível. O dia não terminava por aí. Ele ainda tinha que arrumar tempo para fazer os trabalhos de conclusão de curso. Agora se inicia um novo ciclo, o qual trará novas oportunidades, experiências e aprendizados.

O Cursinho Pirabixo é um projeto de extensão universitária, criado há 25 anos, por alunos de graduação da FOP - UNICAMP. Atualmente conta com 20 alunos da FOP, ESALQ e PUC-Campinas, que, voluntariamente, ministram as aulas que acontecem na FOP, de segunda a sexta-feira, no período noturno (das 17h50 às 22h20).

Relação de alunos aprovados nos vestibulares até o momento são:

- Luis Eduardo Lopes Pissinato - Engenharia Civil: USP, UNESP e UFSCar
- Kayke Santana de Lima - Educação física: USP e UNICAMP
- Luis Henrique Ferreira- Engenharia civil: Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP)
- Maria Eduarda Silva da Lomba - Odontologia: Unicamp
- Vinicius Rodrigues - Odontologia: Unicamp
- Engenharia Mecânica: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
- Leonardo Vieira - História: UNESP e UNICAMP
- Larissa Passarini - Nutrição: UNICAMP