Sexta, 22 Março 2024 14:47

ENCONTRO DE ENDODONTIA EM HOMENAGEM AOS PROFESSORES FRANCISCO E ZAIA REÚNE PÚBLICO EXPRESSIVO

imagem3

No sábado passado, dia 16/03/24, no Salão Nobre da FOP-UNICAMP, aconteceu o Encontro da Endodontia em Homenagem aos Professores Francisco José de Souza Filho e Alexandre Augusto Zaia.

Neste evento também foi homenageado o Prof Luiz Valdrighi, que foi o Professor Titular e responsável pela área de Endodontia (1972 a 1996). Ele enfatizou a relevância da Endodontia da FOP-UNICAMP no cenário nacional, recordando o papel fundamental desempenhado pelos professores Francisco e Zaia.

Prof Eduardo Dias de Andrade, que foi Professor Titular da área de Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica da FOP-UNICAMP, recebeu homenagem da Área de Endodontia e ministrou uma palestra cujo tema foi a importância da terapêutica medicamentosa na prática endodôntica.

O evento, que ocorreu das 8:00 às 19:30, contou com a participação do Coral da FOP-UNICAMP, e teve como palestrantes os Professores Angelo Menezes Freire, Marcos Santos Frozoni, Nilton Vivacqua Gomes, Danna Mota Moreira, Patrick Wilson Quellis Baltieri,Alessandro Coelho, Emmanuel Joao Nogueira Leal da Silva e Mario Luis Zuolo. Vale ressaltar que os professores homenageados exerceram um papel de grande influência na trajetória acadêmica/profissional dos palestrantes.

imagem4Os assuntos discutidos pelos demais palestrantes que se apresentaram em dupla foram: 1) Limpeza e modelagem foraminal: evidências cientificas e técnica (Professores Angelo Freire / Marcos Frozoni), 2) A clorexidina na endodontia: onde estamos após trinta anos (Professores Danna Mota e Nilton Vivacqua Gomes), 3) Tomografia de alta resolução e a microscopia clínica no tratamento de canais laterais e ramificações apicais (Professores Patrick Baltieri e Alessandro Coelho) e 4) Modelar para depois limpar: estratégias clínicas (Professores Emmanoel Silva e Mario Zuolo).

Estiveram presente familiares dos professores homenageados, dentre eles a esposa do Prof. Zaia, Herika e seus filhos (Lorenzo e Luigi); seus pais Sr Lourenço Gianone Zaia e Maria Helena Seten Zaia, e irmãos Luciane e Luis Gustavo Zaia. Representando a família do Prof Francisco estiveram presente o irmão Persio Terra de Souza e esposa Livia; irmãs Maria Nazaré e Maria Cristina e o cunhado Luis.

O evento contou com a presença de alunos e ex-alunos do curso de especialização em Endodontia, que neste ano completa 50 anos de existência ininterrupta, tendo sido o primeiro a existir no Brasil.

Também teve a presença maciça de alunos do Programa de Pós-graduação em Clínica Odontológica, área de Endodontia, que vieram de todas as regiões do Brasil para prestigiar o evento e celebrar a memória dos professores homenageados.

A área de Endodontia agradece a toda a Comissão Organizadora e especialmente a Profa Adriana pela iniciativa e presidência do evento; e a servidora Maria Helidia Pereira  por todo o seu envolvimento e comprometimento com o evento. Também agradece a todos os participantes por contribuírem para tornar este momento inesquecível.

Mais fotos ver no link: https://drive.google.com/drive/folders/1-767U-5Z_h2fY7_crj19MfohDYZYvgh5

imagem 5

adrianaimagem10imagem1