Terça, 26 Março 2024 10:24

FOP inaugura Sala da Educorp em Piracicaba

dsc 7208Na manhã dessa última segunda-feira (25), aconteceu a solenidade de inauguração da “Sala Educorp em Piracicaba”. A Sala representa a concretização de um antigo anseio da FOP, de estreitar laços com a UNICAMP, superando a distância física que as separa.
Com 5 mesas, 4 lugares cada, totalizando 20 vagas, o espaço equivale a 5 carros que seriam necessários para transportar os funcionários para cursos presenciais em Campinas para aprimoramento profissional. Vale destacar que os campi de Limeira também pode utilizar a sala e requisitá-la para seu uso, pois o objetivo é promover ações junto aos funcionários por meio da Educorp.

O evento contou com presença do reitor, professor Antonio José De Almeida Meirelles; da Coordenadora Geral da Unicamp, professora Maria Luiza Moretti, do Diretor da FOP, professor Flávio Henrique Baggio Aguiar, do Coordenador da Educorp, Edson Cardoso Lins, da diretora associada da FOP, professora Karina Gonzales Silvério Ruiz e da diretora associada da faculdade de Tecnologia, professora Carmen Lucia Santos Giordano Penteado.

Nos discursos, os professores destacaram a importância do aprendizado continuo, estreitar espaços entre a Universidade e os campi situados nas cidades de Piracicaba e Limeira, a atuação da Educorp nesse processo e a autonomia de docentes e funcionários no processo de implantação de projetos.

O evento foi encerrado com uma apresentação da professora Vânia Célia Vieira de Siqueira sobre o tema “Comunicação com Base na Inteligência Emocional”.

dsc 7210O Impulsionamento Tecnológico e a Pandemia

O avanço tecnológico e a necessidade de distanciamento social durante a pandemia de COVID-19 impulsionaram o desenvolvimento acelerado de eventos online e do ensino à distância. Essa conjuntura, somada à dificuldade natural da FOP em disponibilizar transporte frequente para seus funcionários participarem de cursos presenciais no campus de Barão Geraldo, evidenciou a necessidade de uma solução inovadora.

A Visão e o Apoio Essencial

Em fevereiro de 2023, durante uma visita a Piracicaba, o Sr. Edison Lins (Educorp) avaliou com a Diretoria da FOP a viabilidade de utilizar um espaço físico específico para a Educorp. Até então, os funcionários não dispunham de um local próprio para essa finalidade. Os cursos já oferecidos, como o ministrado pela Profa. Vânia da FOP, que recebeu muitos elogios, eram realizados em espaços cedidos pela Graduação, Pós-Graduação e Diretoria.

Após o encontro entre a Diretoria da FOP e a Educorp, a área de TI (Felipe e José Marcos) foi designada para elaborar um projeto com descritivo técnico e justificativas para a adequação do espaço e a replicação dos cursos da Educorp. Com o projeto em mãos, o Sr. Edison Lins, por meio da CGU/Reitoria, conseguiu viabilizar os recursos financeiros necessários para a concretização do projeto.

A Participação Fundamental de Diversos Setores

dsc 7203A Expansão das Ações Formativas

Em paralelo à criação da Sala Educorp em Piracicaba, a Educorp também formou um Grupo de Trabalho (GT) para "Ações Formativas e de Atualização Técnica", com o objetivo de validar ações nos campi externos da Universidade. O GT contou com a participação de dois funcionários da FOP, Fernanda-RH e Décio-Coordenadoria de Pesquisa, que auxiliaram na elaboração de uma minuta encaminhada à Reitoria e que está sob análise. A minuta visa a destinação de recursos financeiros para os campi de Limeira e Campinas, com o intuito de promover a interação e a participação em cursos presenciais no campus de Barão Geraldo.

A Sala Educorp: Uma Experiência Imersiva em Aprendizagem

A Sala Educorp em Piracicaba, inaugurada neste ato, oferece uma experiência imersiva em aulas online/espelhadas. O número de TVs estrategicamente posicionadas, a disposição dos participantes em mesas de trabalho, os microfones independentes para interação e a integração do Educart, plataforma de sucesso da UNICAMP, proporcionam um ambiente de aprendizado superior.

Um Espaço Colaborativo e Acessível

A sala conta com 5 mesas com 4 lugares cada, totalizando 20 vagas. Essa estrutura equivale a 5 carros que seriam necessários para transportar os funcionários para cursos presenciais em Campinas para aprimoramento profissional, um marco na história da Faculdade e da Universidade.

Agradecimentos e Reconhecimento

A FOP agradece ao Sr. Edison Lins, à Educorp, à CGU, à Reitoria pela sensibilidade e apoio, e à Diretoria. Parabeniza também os funcionários por essa conquista!

A Participação Fundamental de Diversos Setores

A equipe de Compras/Financeiro da FOP, representada pelos Srs. Felipe Alexandre e Dalton, desempenhou um papel crucial ao superar os desafios de aquisições na BEC em tempo hábil e com a qualidade desejada. Também a Coordenadoria do Campus, na figura do Sr. Luciano Firmino que providenciou as instalações elétricas, informática, iluminação, dentre outros.

Uma Celebração e um Novo Começo

Ao final da cerimônia de inauguração, os presentes poderão participar de uma rápida aula online ministrada pela Profa. Vânia e Fernanda-RH, sobre comunicação com base na inteligência emocional. A Sala Educorp em Piracicaba representa um novo capítulo na história da FOP, um espaço que impulsiona o aprendizado, a colaboração e o desenvolvimento.

Texto: César Maia
Imagens: Marco Cavallari